Isso não é coisa de criança: até que ponto pode ir nossa vaidade?

Não me entendam mal, pois não estou fazendo nenhum julgamento, apenas passando uma informação!

Mamães,muitas vezes deixamos nos levar pelo que achamos bonito e engraçado e acabamos errando, um erro que serve para nosso aprendizado, amadurecimento e reflexão, isso é comum. Muitas vezes o "erro" pode ser imperceptível, mas outras ele pode se agravar. Estou falando da vaidade que nossas filhas copiam de nós, de querer fazer o mesmo que a gente e acabar se prejudicando.




Com a modernidade, as crianças, principalmente as meninas tem se espelhado muito nas mães, querendo ser adultas mais cedo, o que é preocupante, pois muitas atitudes são prejudiciais tanto ao futuro quanto a saúde das mesmas. 

Um exemplo que tem sido bastante frequente, é o uso de esmaltes e outros produtos com substâncias químicas prejudiciais a saúde e também a frequência com que essas crianças vão ao salão de beleza com as mães para se "embelezar". Esse tem sido um processo mais comum do que gostaríamos. Nós mães, em sua maioria somos vaidosas, e gostamos de passar essa feminilidade para nossas filhas e achamos lindo quando elas tentam nos copiar, é natural, mas tudo tem seu tempo. 

Mas como tudo nessa vida tem sua hora, tem uma indicação, e contraindicação, não deve ser diferente com os métodos que usamos em nós adultas, pois quando falamos de crianças, falamos de seres mais frágeis, de um organismo que absorve mais qualquer coisa, que sofre mais com as circunstâncias e química é bastante prejudicial.

O uso de esmaltes não é recomendado para uso antes dos doze anos de idade, tendo em vista que muitos produtos usados contém princípios ativos tóxicos, como o benzeno, tolueno e balsamo de peru, e alguns desses componentes são alérgicos. A orientação dos dermatologistas, é que quanto menor o uso de esmaltes e mais tardio, menores são as chances de desencadear alguma alergia.

Porém, para a alegria das mamães e princesas vaidosas ou nem tanto já que não tem questões positivas quanto a essa prática, atualmente já existem marcas especificas que produzem esses produtos voltados para o público infantil, pois eles tem fácil remoção com água e sabão e não tem grande duração, mas ainda que seja menos ofensivo, é válido ser usado poucas vezes.

Quanto a frequentação de salões de beleza, atente-se a limpeza e esterilização dos objetos de uso para evitar contaminações e se possível é preferível que leve seu próprio kit. 

Hoje em dia, vale muito o ditado de que "todo cuidado é pouco", principalmente quando falamos dos produtos que a indústria nos oferece, falo por experiência própria, que acabei adquirindo uma alergia a esmaltes, da qual não desejo para ninguém. A reação é terrível, deixa nosso rosto de uma forma lamentável, sim, a alergia se manifesta no rosto, e adquiri por ter usado muitos esmaltes e hoje em dia nem o hipoalergênico utilizado com frequência escapa de me dá alergia.

Então mamães, cuidado!! 

Vocês costumam fazer uso desse tipo de produto, com qual frequência? Sabiam dos riscos que eles trazem a saúde?
Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

16 comentários:

  1. Interessante a matéria,bom sempre estar antenado nesses assuntos!
    http://papaimamaesuasementinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. também penso assim
    acho que para tudo tem idade
    a minha começou a pinta a dela com dez
    mais com esmaltes infantis
    sou contra e não vejo necessidades disso

    Linda Tarde!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  3. Não sou mãe de menina, mas vejo casos de meninas (pequenas) que querem ficar iguais as mamães, tenho uma sobrinha que vai fazer 8 anos, e elas as vezes pinta as unhas com os infantis mas em casos especiais, como festa de aniversário dela, alguma ocasião especial ... acho que tudo que é em exagero seja para criança ou para nós adultos faz mal ..

    Bjs Mi Gobbato !!!
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei sua colocação, sou mãe da Lara de 6 anos e ela é muito vaidosa, eu permito algumas coisas, outras, nem tanto, quando o assunto é esmalte, eu uso esse ai próprio para crianças que você citou e só deixo em ocasiões esporádicas, haja vista a exposição desnecessária a esse tipo de química. Outro ponto que me criticam muito é por minha filha não usar brinco, ela tem a orelha furada, pois quando era pequena eu não usei a minha intuição e acabei furando, mas hoje imagino o incomodo que ela sofria ao dormir de brincos, eu não durmo, pq me incomoda pq minha pequena tinha que passar por isso, mas muitos ainda me julgam falando que tenho que deixar, mas ela não gosta e eu a apoio!!! E tem também as roupas né? Acho que criança tem que se vestir como crianças, roupas confortáveis para se mexer bastante e brincar a vontade!!
    Acho que já falei demais né.
    beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em tudoo, criança tem que ser criança!

      Excluir
  5. Que legal estes esmaltes kids, mas tudo tem seu tempo certo né, nada de pular fases.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Tudo tem o momento certo e os produtos certos! Mas cada mãe tem sua opinião, né! Ainda bem, que aqui só tenho meninos! hahahahahahah Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que máximo
    Não tinha visto ainda
    Bjus
    segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não deixaria jamais, Criança precisa ser criança, nada de roupas curtas, fazer escova no cabelo e pintar as unhas.
    Acredito que permitiria depois dos 7 anos e olhe lá. Mas tá cada vez mais frequente as mães passarem até makes de adultos e nem sabem o mal que causam.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo com vc. Tudo no seu tempo,criança tem que ser criança, podendo deixar para depois é melhor. E claro se usar,escolher produtos para crianças, como estes que mostrou, mas esporadicamente.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  10. Oiee .. concordo em parte meninas ... quando se tem filho homem é um pouquinho mais fácil falar .. não tem jeito .. elas vêem as outras amigas e tal .. e muitas vezes fazem escondido .. prefiro ter um controle do que a Luma usa e quando usa do que dizer que não pode .. sem ela ter a capacidade de entender o pq . .da mesma forma que video games e ipeds etc ..tudo atualmente está acessível em qq lugar que a criança estiver .. tem amigas dela que leva batom pra escola . .e quando ela volta já está usando .. e assim vai ... então prefiro que ela tenha seu proprio gloss infantil, esmalte que passa de vez em quando em festas etc ... tudo de forma bem dosada .. porém aberta para os dias de hoje ..

    ResponderExcluir
  11. Amiga tb acho que tudo tem seu tempo, mas como mãe de menino, fica mais fácil lidar, porque com meninos é mais tranquilo. Mas acho demais as mamães de meninas apressar as coisas... acho que tudo é tato e conversa, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, quando sabe conversar e lidar com a criança, conseguimos contornar as situações!

      Excluir
  12. é bom ser vaidosa mas tudo tem seu tempo bjo

    ResponderExcluir
  13. Bem interessante esse assunto. Aqui tenho uma menininha ultra vaidosa, louca por batons, makes e esmaltes... muito mais do que eu! Comprei produtos infantis para ela brincar, usar em casa, maquiar as amiguinhas... no dia a dia, as vezes eu deixo passar esmalte - ela usou no aniversário dela e em alguns eventos importantes. Mas no dia a dia, no máximo um gloss infantil. É bem complicado, pois todas as amigas usam, vão pra escola maquiadas, de esmalte... então não dá pra ser totalmente "não", mas tem que dosar, e mostrar que não é momento ainda, conversar muito.
    Um beijo
    www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir