Dê colo, dê amor!



Olá conectadas, estive refletindo sobre os diversos conselhos que as pessoas costumam dá as novas mães, e creio eu, que muitos desses conselhos passam por cima de coisas muito mais importantes do que o mecanismo que os pais querem criar seus filhos. Sim mecanismos, por que tem muitos pais que educam os filhos para receber ordens e agir como robôs, sem ao mesmo nem passar o carinho que os filhos merecem, e que só os pais podem o dá.


Um dos conselhos mais corriqueiros que vejo por aí, são outras mães dizendo "não deixa essa criança no colo que vai estragar ela", "não coloca manha", "depois vai vai se "ferrar" por está colocando manha"... e por aí vai os conselho mais sem fundamentos que alguém  pode dá! O conselho que dou é, dê colo, dê amor. Eu não digo de passar 24 horas com seu filho no colo como se ambos não tivesse outras atividades a fazer, mas falo de quando seu filho precisar do seu colo, do seu carinho, você está ali de prontidão para oferecê-lo . Pensando nisso trago um texto de autor desconhecido que é muito bom para refletir sobre o assunto, leiam abaixo:


 "Como você se sentiria se quisesse conversar com seu marido sobre algo que fosse importante para você, e ele muito cansado de um dia inteiro de trabalho passasse direto por você e fosse olhar os armários da cozinha, depois o guarda-roupas, depois a sapateira, colocasse a mão na sua testa e dissesse para si mesmo:
- Hummm... Os armários estão cheios de comida, o guarda-roupas cheio de roupas lindas, tem sapatos novos na sapateira, ela não está com febre, minha esposa está limpa, bem alimentada, bem vestida, não está com frio nem fome, portanto não há mais nada que ela possa querer ou precisar! Eu a amo muito, mas creio que ela está mal acostumada, vou deixá-la ali falando sozinha, que quando ela se cansar ela dormirá tranquila, pois nada lhe falta..."
Se você como uma mulher adulta, capaz de compreender muitas coisas, não tem apenas necessidades físicas, pq pensar que um bebê recém chegado a este mundo só chora quando está com frio, calor ou fome??
Se você, que é adulta quer ser ouvida, beijada, abraçada e acarinhada, se você que é adulta quer sentir que te amam não apenas cuidando de suas necessidades físicas, quer se sentir segura e amada através do contato e da presença de um marido carinhoso, como pensar que um bebê não precisa (muito mais) da presença física e do contato com sua mãe??
Se você que é adulta precisa de presença, carinho e contato para estar feliz, como achar que um bebê também não precisa?
Se você que é adulta não quer "marcar hora" para receber carinho e atenção, como achar que um bebê merece ter isso de forma restrita e limitada?
Coloque-se no lugar do seu filho por um único instante, e por favor: vá pegá-lo no colo, embalá-lo, niná-lo, dê-lhe o peito, e mostre que você o ama da ÚNICA forma que ele é capaz de compreender agora: com sua presença física!"



Depois de ler esse texto, eu fiquei ainda mais convicta da minha opinião à respeito do assunto, eu dou colo sim, e colo não estraga coisa nenhuma! Basta pensar no quanto a sociedade quer impor horários para um bebê que acabou de sair do útero se alimentar de 3/3 horas, enquanto esse bebê recebia alimento constantemente através do cordão umbilical, e estava sempre acolhido ali naquele local quentinho. Um bebê que ainda não fala, logicamente vai se expressar através do choro, e quando um bebê chora não é por diversão, é por que está precisando de algo, ou apenas do acalento do colo de sua mãe.


Mas porque chorar pelo colo?

Porque no colo estão as mamas, e mamar em livre demanda proporciona, além do alimento físico necessário para o crescimento e desenvolvimento do bebê, um vínculo de afetividade e segurança. As mamas que amamentam são quentes, lembram a temperatura do útero; porque no colo o bebê escuta os batimentos cardíacos, os sons respiratórios, a voz da mãe; sente seu cheiro e seu toque. 

Todos estes fatores ajudam no desenvolvimento do bebê. Ouvir a respiração da mãe incentiva os movimentos respiratórios do bebê, reduzindo as apneias, especialmente frequentes em bebês prematuros. O toque estimula o sistema imunológico, ajudando o bebê a se armar contra as infecções deste ambiente extrauterino.

Todas nós mães sabemos o quão difícil e cansativo é estar disponível para um bebê 25 horas por dia, sim, 25 horas, porque mãe passa além das 24 horas do dia cuidando de sue filho. Mas lembre-se, tudo isso vai passar, e no final apenas a saudade e as lembranças vão ficar, e para as mães que não souberam aproveitar, vai ficar o arrependimento por não ter feito determinada coisa.

Portanto mamães, vamos dar amor, carinho, dá Colo aos nossos bebês, e aos filhos mais velhos também, que quando vão amadurecendo e tomando alguns tapas da vida necessitam do colo da sua mãe para se consolar e seguir em frente. Dá colo não é passar 24 horas com seu filho no colo, mas sim está de ali com o colo pronto para ele sempre que o solicitar.

E uma dica que é válida para qualquer assunto materno, ignore os conselhos sem fundamentos, ignore os palpiteiros de plantão e siga sempre seu coração, pois mãe sabe o melhor para seu filho sempre!
Eu dou colo e você?
Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

20 comentários:

  1. Dou colo sim!!! muito colo rsrs e se estragar quem vai sofrer as consequência sou eu, por isso nem ligo pro que os palpiteiros de plantão dizem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, somos nós mães que sofremos a consequência, e não abro mão de dá o colo! rsrs

      Excluir
  2. Perfeito texto, disse tudo!!
    Ainda não tenho filhos,espero tê-los logo logo, mas quando tiver esse é o meu pensamento!!
    Amor, presença, carinho, é isso que leva a pessoa para frente... não gostamos de ser ignorados, em qualquer idade!!
    Bj bj
    Pri Aitelli
    www.mamyantenada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, e siga sim essa linha de pensamento que todos são mais felizes! :)

      Excluir
  3. Aprendi a dar muito colo também...agora trabalhando quando chego, eu fico grudadinha nela!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a saudade que dá né, o dia todo longe da pequena

      Excluir
  4. Meu filho não tem prazo de validade então claro q não vai estragar... dei mto colo mamou exclusivo até os 6 meses e não tem nada de anormal com ele, hj esta com 2 anos e 5 meses e é uma criança linda, saudável e esperta... não sofreu nenhum trauma e não é mimado, como vc disse são pessoas que criam inconscientemente os filhos como robôs e se eu tiver outro filho (a) não vou mudar em nada pois aproveitei o máximo que podia dando colo e carinho como ainda faço. Adorei o texto parabéns!!! bjoss

    http://www.maeapaixonada.com

    ResponderExcluir
  5. Que texto lindo, até me emocionou (muitas coisas que emocionam agora que sou mãe) eu dou colo e muito! Minhas costas que sofrem, mas eu amo aquele cheirinho de nenem, aquele denguinho me puxando os cabelos, e sei que não é pra sempre, então aproveito ao máximo meu pacotinho enquanto ele ainda é um pacotinho!

    http://izabeliceseblablablas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nem ligava para os comentários alheios, dei muito colo e hoje, com a Bia aos 9 anos, quem sente falta sou eu!! As vezes peço pra ela vir ficar um pouquinho no meu coloporque estou com saudades!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Dou muito colo para a Arianne... ela está com 4 anos, e eu ainda dou colo! Minha mãe sempre dizia "vai fazer mal para a coluna..." E eu nunca liguei!
    Beijos Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  8. O colo é uma coisa tão de afeto, tão importante que eu sinceramente não entendo as mães que negam isso aos filhos, sim negam eu já vi!
    É uma coisa tão absurda não?
    Gostei mt do post
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu dou muito colo sim!!!!!!!
    E oriento as mães dos alunos na escola a fazerem o mesmo, pois nesses dias tão virtuais em que vivemos precisamos manter o contato vivo!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto! Eu amo dar colo, eu dou o colo praticamente o tempo inteiro kkkkk e não tô nem aí pros palpites afinal quem vai balançar pra dormir sou eu né?! Rsrs.. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto, aqui meu Rafa ta sempre no colo
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma pequena de dois anos e amamento até hoje, nem dou ideia aos pé no saco de plantão que me enchem para cortar as mamadas, eu adoro, é a hora que tenho ela pertinho de mim e posso olhar pra ela e fazer carinho...aperto,abraço,dou colo,dou chamego a ela e ao meu principe de 5 anos, tenho que aproveitar enquanto estou por perto, ninguém sabe o dia de amanhã, bobas são as mães que não fazem isso e dão ouvido aos palpiteiros de plantão, depois que perdem não adianta choramingar.
    Belo texto...
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Com certeza temos que dar colinho ..até hoje com 4 anos a Luma tem seus momentos de colo e chamego ..tudo claro com muito limite ... não gosto de criança que só quer tá no colo .. mas respeito a opinião de todas ...

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  14. Criei 2 filhas e dei muito colo e amor para elas, e até hoje se precisarem elas sabem que tem colo e ombro de Mamãe!!!
    Mãe é Mãe para sempre gente.
    Eu não tenho mais a minha, e as vezes sinto falta do colinho dela!

    *Já estou te seguindo, aguardo vc no meu Blog.
    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. com cordo com você amiga colo não estraga nada
    tudo tem limite e sempre dei colo a minha
    mais velha tem 10 anos e nem por isso ela é dengosa rs
    e amei o texto também me deixou ainda mais convicta da
    minha opinião

    Linda dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  16. Esse povo tem cada ideia
    vai ver se eles fazer isso
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir