Medidas de segurança em casa

Quando a família aumenta e se passa a ter crianças em casa, devemos repensar o local e fazer pequenas mudanças para acomodar os filhos com segurança.
As crianças são curiosas e gostam de estar sempre explorando tudo o que for novo para elas, e muitas vezes ficam expostas ao perigo, porém elas não tem noção disso. 90% dos acidentes domésticos não intencionais, causados em crianças de até 14 anos podem ser evitados quando tomadas algumas medidas preventivas.

Abaixo trago algumas dicas para ajudar os pais a assegurar que os filhos estejam seguros. Confira!
  
No banheiro



Por falta de equilíbrio de crianças muito pequenas, evite quedas e afogamentos não deixando-as sozinhas em hipótese alguma, coloque lacres de privada para dificultar o acesso da criança e tapetes antiderrapantes no fundo da banheira para prevenir quedas.



Na cozinha




Um dos locais mais perigosos da casa, mantenha as crianças longe da cozinha, mas caso elas tenham acesso a esse local, tome alguma medidas importantíssimas para evitar acidentes. Prefira cozinhar nas bocas de trás do fogão, certificando-se que os cabos das panelas estejam virados para dentro. Guarde sacolas para evitar sufocamentos e não deixe facas, tesouras e objetos cortantes com fácil acesso.



Sala e áreas comuns




Previna acidentes graves colocando toalhas de mesa curta para evitar que a criança se apoie e acabe puxando a toalha e acabar caindo objetos perigosos que posam estar em cima da mesa. Escadas e portas devem ter portão e grade de segurança para evitar que a criança fique transitando por esses locais, as janelas também tem que ter proteção, pois no Brasil o índice de morte por quedas em janelas é alto, coloque proteção também em sacadas. Proteja as tomadas evitando futuros choques ou até queimaduras. Deve-se ter cuidado também com cortinas, cordas e móveis posicionados perto de janelas e armários.



Área de serviço




Esse é um dos locais que deve-se ter atenção redobrada. Baldes com água traz risco de afogamento, por isso guarde-os sempre vazios e tampados, produtos de limpeza podem ser confundidos com produtos de consumo ou algum brinquedo, mantenha-os trancados, por isso tenha um armário com chave para esses itens e mantenha sempre o recipiente original dos produtos.



Outros cuidados importantes são com o berço da criança, que deve ser aprovado pelo Inmetro com recomendações básicas, objetos pequenos devem estar sempre guardados. Portanto mamães, cuidado redobrado quando o assunto é crianças, pois elas não tem a noção perigo que as cerca, e vão estar sempre procurando algo novo para brincar, ou ver simplesmente o que faz.
Compartilhe no Google Plus
Ramonnielly Morais, Aquariana, graduanda em Publicidade, blogger, social media, mãe da pequena Júllia, apaixonada por praia, sombra, chocolate, música e moda. Através da maternidade descobri a melhor forma de amar e educar, e busco a cada dia lutar contra a violência infantil e viver a vida familiar da forma mais leve e amorosa possível.
Ramonnielly Morais

Aquariana, graduanda em Publicidade, blogger, social media, mãe da pequena Júllia, apaixonada por praia, sombra, chocolate, música e moda. Através da maternidade descobri a melhor forma de amar e educar, e busco a cada dia lutar contra a violência infantil e viver a vida familiar da forma mais leve e amorosa possível.

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

27 comentários:

  1. E criança cega a gente!Bastam alguns segundos de descuido para uma fatalidade acontecer!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! Criança não pode ser deixada sozinha mesmo! Bryan ainda não anda, mas já sobe escadas do quintal (super altas), meche no fogão e alcança as panelas em cima dele, é um Deus nos acudaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a Ju so se arrasta e ja me deixa de cabelos em pé rsrs

      Excluir
  3. amiga eu fico doidinha aqui
    a minha mexe em tudo então fico ligada fiz sim algumas mudanças mais necessito ainda de algumas
    ótimo post

    Linda Tarde!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala, a Ju so tem 6 meses e já saiu louca com ela kkk

      Excluir
  4. verdade amiga, tdo cuidado é pouco
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Todo cuidado com os pequenos e pouco, a criança cega a gente, realmente muito
    bom o poster.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Com crianças em casa todo cuidado é pouco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta piscar os olhos e eles ja estao aprontando algo rsrs

      Excluir
  7. Que legal, gostei do tema, realmente pequenas prevenções, que podem até parecer exageros, mas fazem toda a diferença!
    Em casa sempre procurei me atentar a eles e sou até um pouco cuidadosa demais, segundo pessoas mais próximas kkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes cuidadosa demais do que descuidada! ;)

      Excluir
  8. Ótimas dicas, tudo cuidado é pouco quando temos criança em casa.
    BEIJOS
    Adri

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas..mas sempre tomando cuidados ainda acontece coisas né? Meu filho de 5 anos enfiou mês passado uma chave na tomada, ela ficou preta e só onde ele segurava que ficou normal, eu falei que foi Deus e agradeci muito ele não ter tomado um choque e morrido.Todo cuidado é pouco.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que perigo! Mas não adianta brigar, isso é coisa de criança, o jeito é agradecer a Deus!

      Excluir
  10. Criança é fogo .. um minuto e pode ser fatal .. morro de medo da cozinha e da escada aqui de casa ... mas a Luma pergunta agora: Mamãe posso ir na cozinha ou tá perigoso?? hehe ...

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs que graça, ao menos ela já pergunta :)

      Excluir
  11. Adorei as dicas todo cuidado é pouci quando se trata de crianças

    Mi Gobbato
    Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas. O meu MIguel ama puxar uma toalha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então cuidado com oq coloca em cima das toalhas rsrs

      Excluir
  13. Menina muito cuidado mesmo
    ótimas dicas
    è sempre bom relembrar
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Prevenir é super importante. Eles são muito ágeis e espertos. Aqui mudei muitas coisas, para deixar o lugar mais seguro, ótimo post. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudanças são necessárias para garantir o mínimo de segurança!

      Excluir
  15. Oi Rammoniely, ótimas dicas. Todo cuidado é pouco quando temos crianças pequenas em casa. É impressionante como em um piscar de olhos eles nos surpreendem e aprontam.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir