Põe no rótulo: uma campanha pela vida!

     Mamães, venho aqui hoje evidenciar a campanha #põenorótulo, pois é um ato louvável quando pensa-se no risco que alergias trazem para a vida! A campanha nada mais é que uma manifestação de mães de diversas partes do país que lutam por uma causa justa, a colocação de todos os ingredientes que compõem os produtos que ficam expostos em prateleiras para comprar e consumo. Acontece que muitos produtos não levam em seu rótulo a descrição clara de que ele é feito, e muitas vezes uma pessoa alérgica  confiando na informação passada por determinados produtores, acaba prejudicando-se por ter alergia ao componente inibido.


      Aqui segue a apresentação do projeto extraído do site do mesmo. Mais informações você encontra aqui!



    "A campanha #poenorotulo foi criada em fevereiro deste ano, na internet, por um grupo de famílias de alérgicos. Espalhadas geograficamente, mas bem unidas em um único objetivo: abrir os olhos da população não-alérgica para a necessidade da rotulagem correta de alimentos alérgenos, como leite, soja, ovo, peixe, crustáceos, amendoim, oleaginosas, entre outros. Querem comer com segurança, independentemente de que forma isso aconteça: projeto de lei, resolução da Anvisa ou iniciativa das indústrias. O problema é que, nos rótulos, há falta de clareza em relação à presença dos principais alérgenos alimentares.

A insistência na importância da rotulagem existe porque, nas indústrias, há uma prática comum de compartilhamento de maquinário para produção de vários produtos e alimentos – com informações incompletas nos rótulos. E o alérgico alimentar corre risco de morte dependendo do seu grau de sensibilidade, com risco de choque anafilático e fechamento de glote, entre outras reações graves. No Brasil, cerca de 8% das crianças e 3% dos adultos possuem alergia alimentar e vivem reféns de rótulos com pouca ou nenhuma informação.
Além dos alérgicos mais severos citados acima, os mediados, existe um tipo de reação alérgica chamada de IgE não mediado, que manifesta reações tardias, podendo chegar a dias depois da ingestão do alimento. Apesar de não ser fatal, como no caso dos mediados, é igualmente preocupante, porque não é possível o diagnóstico através de exames de sangue. Os sintomas vão de vômitos tardios, sangue nas fezes, cólicas, intestino preso, baixo ganho de peso, entre muitos outros."


     Bom, essa descrição e apresentação do projeto já diz tudo, já dá para se ter noção dos riscos que as pessoas alérgicas correm por não possuir as informações necessárias. Vamos aderir a campanha e passar essa informação adiante, algumas empresas já tomaram algumas providências, porém não o suficiente para se dá ganho a causa.


     Sem mais delongas, a campanha tem valor importantíssimo, com saúde não se brinca, com a vida menos ainda. Um simples cuidado em rotular cuidadosamente um produto vai estar evitando reações alérgicas em diversas pessoas mundo a fora.

Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

15 comentários:

  1. É verdade,o rotulo as vezes não vem explicado, ou nem vem com clareza é muito boa, essa campanha. Adorei o poster.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ótima campanha, minha baby tinha APLV, mas já está curada, mas a gente sempre tinha que ver muito bem se não tinha leite ou traço de leite. Algumas vezes era complicado.

    Bjs
    www.dicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complica mesmo quando o produto não colabora!

      Excluir
  3. É muito importante mesmo tudo isso! Ainda mais que minha fiha tem alergia a glúten, se não avisar ela vai para o hospital mesmo!
    Beijos Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  4. Super apoio essa campanha!! Já postei sobre ela no meu blog e na fanpage também!!! É um absurdo crianças e adultos terem que parar em hospital só pq o ingrediente não está bem descrito no rótulo!!! Acho isso um crime!!
    Esse Armandinho é uma gracinha!!! Adoro as tirinhas dele!!!
    beijos
    Jan
    Dedicação de Mãe

    ResponderExcluir
  5. Eu apoio!
    Infelizmente não consta tudo nos rótulos.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Super apoio!
    Um absurdo isso ..tão simples ... pra fazer ... eu heim?!

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  7. Excelente campanha.
    Também aprovo.
    BEijos!

    ResponderExcluir
  8. apoio essa campanha já deixei de trazer
    tantas coisas para as meninas
    por não ter informação suficientes

    Linda Noite!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  9. Super apoiado, tem que estar no rótulo bem legível para que todos entendam!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Campanha essencial para a vida e a saúde de todos, mais que apoiada.
    Estou te seguindo, passa lá no meu blog para conhecer também.
    Bjs
    Ju
    Mãe Sem Fronteiras.

    ResponderExcluir
  11. é muito importante mesmo, principalmente pra quem tem alergia por causa de pouco que muitos morrem
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito interessante seu post amei ...

    ResponderExcluir
  13. Excelente projeto, acompanho a algum tempo e adoro.
    beijos
    Adri

    ResponderExcluir