Arrumando a mala da maternidade

Olá queridas gestantes, hoje venho ajudá-las a arrumar a mala da maternidade, que sempre deixa as grávidas de "cabelo em pé" na dúvida do que realmente é necessário levar para a maternidade. As dicas que vou deixar aqui, foram testadas por mim, que quando fui ter a Júllia levei todos os itens descritos e usei exatamente todos!

As futuras mamães geralmente tem dúvida de quando deixar a mala pronta para ser levada para a maternidade, eu indico que a deixe pronta por volta das 30 semanas de gestação, pode parecer cedo, mas a gravidez é muito imprevisível, seu bebê pode querer vir antes, e é sempre bom evitar a correria e está fazendo tudo em cima da hora. É bom arrumá-la cedo também porque as vezes você pode querer acrescentar algo e tem tempo de rever tudo!

Uma forma que utilizei para organizar tudo foi cada item separados naqueles saquinhos que geralmente vendem em lojas de bebê, que são feitos especialmente para o momento da maternidade, eles são super úteis pois deixam as trocas do bebê já separados, evitando assim a bagunça e a confusão na hora de escolher qual peça usar. Quando arrumei a mala da maternidade deixei todas as roupas minhas e da Ju em uma bolsa maior e na menor coloquei apenas itens de higiene. Cada troca da Júllia eu separei em daqueles saquinhos com uma etiqueta identificando a ordem da troca, se é a primeira, segunda... e coloquei também o nome dela na etiqueta. Minhas roupas reparei em saquinhos também, só que sem identificação, separado apenas por tipo, coloquei calcinhas em um saquinho, sutiã em outro e a cinta em outro. Muitas grávidas perguntam qual a real utilidade disso, e eu repondo que, a utilidade é muito grande, facilita muito nossa vida naquela correria e tensão naquela rotina hospitalar, pois além de deixar todas as peças separadinhas e organizadas, facilita para que caso outra pessoa vá pegar para você a troca do bebê ela sabe qual você vai querer usar naquele momento, evitando confusões. Na outra bolsa menor coloquei nossos itens de higiene, os meus separados em uma necessaire flexível, e as da Jú deixei soltas mesmo, mas bem organizadas um item ao lado do outro.


Preparei uma lista para ajudar vocês em quais itens vocês precisar e a quantidade de cada um!





LEMBRETE: as mamães podem adicionar itens extra na mala, como a máquina fotográfica para registrar tudo nesse momento especial, e as lembrancinhas de maternidade caso tenha!



Mamãe:
3 sutiãs de amamentação com alças largas
6 calcinhas para pós-parto
2 camisolas ou pijama confortável - as camisolas prefira utilizar caso o fluxo do sangramento não esteja tão grande, pois pode sujá-las, aí prefira utilizar as que a maternidade disponibiliza e deixe as que levou para vestir na hora de receber visitas.

2 pares de sandálias - coloquei dois pares de sandália, pois um você utiliza quando for tomar banho e o outro deixa para receber as visitas.
1 toalha

Escova de dentes
Pente ou escova de cabelo
Shampoo
Condicionador
Sabonete líquido - prefira o sabonete líquido pois ele pode ser colocado em um recipiente menor para economizar espaço na mala e também é mais fácil para se banhar.


Creme dental
Absorvente de seios 
Absorvente pós-parto - os absorventes pós-parto deve ser dos maiores que tiver, pois o fluxo de sangue é muito grande após o nascimento do bebê, o que faz com que facilmente aconteça acidentes (facilmente pode vazar o sangue).



Bebê: 

5 trocas (Roupinha - Calça com Boddie de manda ou macacão + meia e luva + manta + fralda descartável) - as roupinhas do bebê você usa uma das duas opções que dei ou juntas, isso vai depender do clima onde você mora e a estação do ano em que o bebê vai nascer.

Saída da maternidade
2 mantas extra
2 cueiros para forrar o bercinho do bebê
1 toalha - a toalha dê preferência as mais delicadas e as que contém fralda em um dos lados dela, pois a pele do bebê é muito delicada.

Sabonete líquido glicerinado da cabeça aos pés - o sabonete líquido glicerinado é o mais recomendado para recém-nascidos por sua composição e por facilitar o banho, pois ele pode ser usado para lavar todo o corpo, desde a cabeça. Recomendo o da marca Granado, pois uma pequena quantidade faz espuma e o cheirinho é uma delicia.

Pomada para assadura
10 fraldas descartáveis - 5 dessas fraldas você já deixa separa em cada troca para facilitar na hora de trocar o bebê, e as outras cinco deixa para uma emergência ou troca extra, caso prefira pode acrescentar mais algumas.


Perfume
Álcool 70% - o álcool 70% é indicado e o ideal para higienização do umbigo do bebê, ele vai ajudar a sarar mais rápido o umbigo e fazer com que o coto caia mais rápido. É indicado fazer a higienização três vezes ao dia.


Algodão 
Cotonete - o cotonete você utilizará para umedecer um dos lados da haste com o álcool 70% para higienização do umbigo do bebê.


Lenço umedecido
Escova de cabelo



Então mamães, essas são minhas dicas, espero que sirva para vocês o tanto que serviu para mim e vamos as arrumações! :)


Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

3 comentários:

  1. Estou adorando o seu blog! não vejo a hora (quem sabe daqui há uns dois anos…) de colocar tudo isso em pratica! Amei, amei amei!

    Aproveitando, gostaria de te convidar para conhecer o meu cantinho! Lá eu conto um pouquinho do meu drama de recém-casada, que não sabe fazer quase nada em casa!
    Blog Dona Ingrid.com
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid só em você falar no drama de não saber fazer nada em casa já me identifiquei kkk sou péssima dona de casa, e obrigada por está acompanhando meu cantinho :)

      Excluir
  2. Olá, adorei as dicas!! Por experiência própria, ao invés de apenas 1 toalha de banho para o bebê, colocaria 2, pois no primeiro banho a toalha fica bem suja! :)

    ResponderExcluir