13 dicas de como escolher a primeira escola dos filhos

escola

Escolher a escola ideal para os filhos, está entre as tarefas mais difíceis que nós mães temos que fazer, Inúmeras questões são levantadas, e muitos questionamentos fazemos a nós sobre a tal escola, até aquela insegurança e desespero chega a fazer parte de nós até tomar a decisão de qual escola escolher.
Seja por motivos de trabalho, de idade escolar do filho, de fim de licença maternidade, ou até para a mamãe ter um horário para executar outras tarefas enquanto o pequeno desenvolve algumas atividades fora de casa na companhia de cuidadores e algumas criança da mesma idade, a hora de escolher a futura escola dos filhos, se torna uma tarefa árdua, e confesso, que me dá medo esse momento.
Porém, a tomada de decisão é importante, e precisamos sempre de calma e uma mente tranquila para tomar a melhor decisão possível, levando em conta o bem-estar da criança e da própria mãe.

Aqui entre nós, qual mãe não se apavorou na hora de ter que se afastar por algumas horas do filho?

Eu mesma, já tive uma tentativa de colocar a Júllia na creche, mas logo com 1 semana ela ficou doente e eu desisti de cara de continuar com a batalha e vamos esperar mais um pouco, mas levei algumas questões em consideração antes de matricula-la e consegui deixá-la em boas mãos.

Então vamos as dicas!

1º Antes de sair loucamente na busca pela escola perfeita, liste as que mais lhe agrada e as que você já conhece, isso facilitará a busca e poupará tempo.

2º Quando for visitar as escolas escolhidas, leve seu filho junto, isso ajudará mais ainda na escolha, pois por ele ser o maior envolvido, irá simpatizar com alguma escola, e será essa que ele se sentirá melhor.

3º Dê preferência a uma escola que seja próximo a sua casa ou trabalho, assim economizará no tempo de percurso até o local e evita atrasos e até surpresas.

4º Escolas que tem um projeto educacional parecido ou que siga o mesmo me´todo que a família busca pela criança, será a melhor para a formação do filho.

5º Busque indicações e converse com pais que já tenham filhos matriculados na escola, essas informações podem ser valiosas.

6º Tire toda e qualquer dúvida referente ao ano letivo na escola, atividades e horários com a direção e não deixe nada sem esclarecimento, assim sua escolha será a mais certa possível.

- Busque uma escola que os custos caibam no orçamento da casa, assim não correrá o "perigo" do seu filho ficar de fora de atividades pagas ou concorrer com as condições dos colegas.

7º Observe bem as dependências da escola, se ela oferece espaços organizados e materiais de qualidade para idade de cada turma, se tudo está bem lindo, se os funcionários usam uniformes, se os locais são seguros para crianças com grades, corrimões, rampas, tomadas fora da vista e com proteção.

8º Informe-se sobre os horários e alimentação, a rotina, assim ficará mais tranquila, e se também a mãe pode escolher o horário em que o filho irá frequentar o local.

9º Atividades extras são sempre bem-vindas, então procure saber se tem no local.

10º A fase de adaptação na escola é de extrema importância para uma melhor aceitação da criança e para evitar aborrecimentos e traumas, então procure saber como será esse período, como os cuidadores colaboram para a melhor adaptação da criança.

11º Observe como as crianças são tratadas, um local onde existe bons cuidados e amor, com certeza seu filho se sentirá bem!

12º E uma dica não menos importante, escute sua intuição, pois nossa intuição de mãe nunca falha!

Seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá analisar o melhor local para seu filho passar algumas horinhas do dia, e ficar tranquila.
Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

8 comentários:

  1. Escolher uma boa escola é essencial, pois é lá que a criança vai ficar uma boa parte do dia, a escolha é fundamental, Ramonnielly beijos.
    http://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma tarefa muito difícil, quando escolhi a do meu filho pensei que estava fazendo a escolha certa, mais depois de uns tempo percebi que não, e fui atrás de outra e agora espero que seja definitiva, até o momento está me agradando muito, e muitas das coisas que vc citou eu levei em conta tanto na primeira escola como na segunda

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Foi uma escolha difícil , para o meu filho mais velho , agora vou ter que escolher para o meu baby .
    Como já sou macaca velha rsrs, acho que agora vai ser mais tranquilo .
    Bjs!!!
    www.bydanidias.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dicas mais que importantes. Ah, e como é dificil escolher uma escola boa. Aqui, quando eu tinha decidido, aconteceu um evento trágico com um dos alunos e na hora desisti e acabei escolhendo outra. E olha que já tinha olhado tudo e gostado!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  5. Tão delicado esse momento, né? Deixar nossas jóias em um lugar que não estaremos...
    Ótimas dicas, com certeza ajudará muitas mamães que estão passando ou passarão por essa fase!
    Beijos,
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já estou de olho pois quero o melhor para minha filha
    e educação pra mim tem prioridades
    e temos que observar tudo

    linda noite bjs Adri

    ResponderExcluir
  7. Excelentes dicas. Nao existe a escola perfeita. Bem isso.

    bjos
    Mari Visconti​
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas!! Temos que prestar atenção em todos os detalhes!! Aqui ainda não passei por isso, mais no próximo ano vou usar essas dicas!!

    Beijos,excelente final de semana!!

    ResponderExcluir