Birras - Salve-se quem puder!


Como acabar com as birras

Aqueles ataques de choros, gritos, se joga no chão, bate as pernas, entre outras coisas que as crianças fazem e deixa os pais de cabelos em pé. Pois é, quando começam as birras, salve-se quem puder!Os ataques de birra, é muito comum entre as crianças na faixa etária de 2 a 5 anos, e todos nós estamos sujeitos a esses episódios. Duvido muito que alguma criança nunca tenha tido um ataque de birra.

O que são as birras?


As birras são muito influenciadas pelo tipo de criação que a criança tem na família e pela personalidade dela. Esses episódios, nada mais é do que uma forma da criança expressar algo que esteja sentindo ou passando, ela poder estar apenas querendo chamar a atenção de quem esteja por perto, pode estar frustrada ou pedindo socorro! 

O que faz as crianças fazer birra?


Diversos fatores podem contribuir para que ocorram as birras, como um pedido negado, mudança de casa, de escola, a morte de um parente querido ou de animal de estimação, a separação dos pais e até mesmo a falta de diálogo em casa, e a birra só vai ser uma forma dela trazer sua atenção para o que está ocorrendo.
Esse comportamento explosivo, acontece porque as crianças nessa idade ainda não tem maturidade suficiente para lhe dá com essas diversas situações já citadas, por isso acabam explodindo tudo o que está sentindo a fim de tentar conseguir o que quer ou até mesmo testar os limites de seus pais, para saber até onde ela pode ir e também expressar essa novidade que é se sentir frustrada.

Como evitar as birras?


Quando falamos de birras, os pais já arregalam os olhos, se irritam, sentem até medo e pensam como algo de outro mundo, chegam a achar que é um comportamento proposital da criança, mas todo esse "problema" pode ser resolvido de maneiras bem amigáveis, que vão exigir bastante paciência e que vão ajudar nessa maturidade da criança, para ela saber lhe dá com essas situações que lhe levam a birra e aos poucos esses episódios irão sendo cada vez menos vistos.

Geralmente, antes do ataque explosivo, a criança pode se expressar com uma manha ou um pedido e por muitas vezes não ser atendido ou desviado do que poderia leva-lo a fazer birra, o comportamento se agrava.

A falta de rotina, pode ser um dos motivos que vela seu filho a fazer birra. Estresse excessivo, cansaço, sono ou fome é um dos fatores que contribuem para esse comportamento, quando não se tem rotina. Um horário de sono regular, horário para refeições, lar tranquilo, pais compreensivos e atenciosos, são grandes formas de evitar a birra.

Outro fator que contribui, é local cheio, tumultuado, esses lugares costumam deixar as crianças estressadas, é sempre bom prepará-lo para os passeios e avisar sobre o que o espera. De preferência evite sair em horários em que a criança costuma dormir ou fazer refeições. Em caso da criança querer algo ou não estiver gostando do ambiente, tente negociar ou distraí-lo levando para outro local.

Como lhe dá com as birras?


Primeiramente, respire fundo e tenha paciência! Se a criança já está em um ataque de birra e furiosa, pais impaciente e furiosos só irá agravar ainda mais a situação.

- Não perda o controle: firmeza e acolhimento são peças fundamentais. Ser firme no modo de falar, buscar falar com a criança na mesma altura, não entrar na pilha da birra, coloca-la no colo, e mostrar que entende o que está sentindo e até nomear o sentimento dela, ajudará a diminuir o ataque naquele momento. É importante também justificar o porque de você ter negado algo ou até mesmo o motivo da situação.

- Tenha palavra e não ceda aos apelos: As birras podem ser uma forma da criança tentar conseguir algo que ela quer e que os pais não a dão. Se você acabar cedendo naquele momento, ela verá que sempre fazendo aquilo conseguirá o quer, por isso ela testa os limites. Então manter sua palavra, fará com que ela desista daquele meio para conseguir o que quer e não repetirá a cena. 

- Você é o espelho do seu filho: Já imaginou se a criança resolve copiar as brigas e as batidas de porta dos pais, como uma forma de birra? A birra pode ser apenas uma reprodução do comportamento dos pais!

- Se não tem plateia, não tem show: Creio muito que essa é uma das verdades mais ditas quanto as birras. Enquanto damos atenção aos ataques de fúria das crianças elas estão lá a fazer, mas e quando não tem quem a veja? Elas simplesmente param, elas se preocupam quando os pais a deixam e preferem parar e ir atrás deles.

- Mude o foco: Se o problema é com algo ou algum lugar, distrair a criança e mostra-lhes outros ambientes e objetos ajudará a esquecer do que a deixou tão frustrada. 

- Dê castigos justos: De nada adianta você punir seu filho com algo que não cabe ao momento. Já imaginou se minha filha deixa de comer por causa da TV e eu vou puni-lá tirando suas brincadeiras favoritas? O ideal nesse caso seria tirar a TV dela naqueles momentos, até ela aprender que o horário da refeição não se deve estar assistindo a TV. A punição deve ser justa e não desproporcional ao erro.

- Não queira consertar o erro na hora da raiva: Na hora da raiva tudo que queremos é se acalmar e estar só, e não ouvir mais coisas que nos fruste mais ainda. Então espere todos acalmarem os nervos, pense nas medidas que serão tomadas, e quando todos estiverem calmos, converse com a criança de forma rápida e clara, tentando compreender ela e mostrar que ela poderia ter tido outra atitude para determinada situação. 

- Valorize os acertos de seu filho: Se podemos guia-los para o caminho melhor, porque não elogia-los e parabeniza-los quando acertam e fazem algo bom? Isso somará muito para a construção de um bom comportamento.

Sem mais delongas, as birras como já dito é um forma da criança expressar sua frustração, cabe aos pais saber contornar essas situações e mostrar a criança outros meios dela sair desse sentimento. Fúria, gritos, palmadas, punições severas, autoritarismo jamais será o melhor meio de contornar as birras. Por isso pense sempre na maneira mais amigável e amorosa de lhe dá com essas situações e boa sorte!

Gostou desse artigo? Compartilhe para que mais pessoas consigam as informações para lhe dá com esse momento das birras. Aproveite e comenta aqui sobre sua experiência nessa fase, vou adorar conversar com você!! 

Beijos, Ramonnielly. :)





Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

5 comentários:

  1. Essa fase é difícil e complicada, só tenho muito amor para conseguir passar por ela com os nervos perfeitos. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Complicado as birras e quando são na rua
    a coisa fica feia, manter a paciência e ser firme
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Já passei por muitas birras da Dri na rua, mas graças a Deus foi só uma fase e já passou!
    O importante é sempre ter firmeza e mostrar para a criança que aquilo que ela está fazendo não vai
    fazer ela ganhar nada, pelo contrário só perder mesmo.

    Bjos
    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, temos que ser firmes e paciêntes!

      Excluir