Pré-natal - Cuide-se na gestação!


Assim que confirmada a gestação, a gestante deve de imediato buscar um obstetra para iniciar suas consultas de pré-natal. O obstetra escolhido, deve ser de confiança da gestante, que passe segurança para ela e que a dê liberdade e conforto para fazer qualquer perguntas, e assim extinguir qualquer dúvida que tenha sobre o período da gravidez, parto e pós-parto. 

O pré-natal é nada menos que, um acompanhamento minucioso e detalhado, que é feito durante toda a gestação, onde o médico avalia a saúde da gestante e do bebê, faz recomendações sobre esse período e busca prepará-la para a chegada do bebê. Durante esse acompanhamento, o obstetra também irá verificar de acordo com os exames e detalhamentos de toda a conversa e histórico de saúde da gestante, o grau de risco da gravidez, sendo baixo risco ou alto risco.

É importante ficar atenta a recomendação do Ministério de Saúde, onde diz que, a gestante deve ir a pelo menos 6 consultas de pré-natal. Porém, a maioria dos obstetras buscam consultar suas pacientes mais que isso, o que se torna positivo. Normalmente, até o 7º mês de gestação as consultas do pré-natal são feitas mensalmente, quinzenalmente a partir do 8º mês e semanalmente quando entra no 9º mês de gestação. 


O que acontece durante o Pré-natal?


Durante as consultas, os principais pontos a serem observados são:

- O médico deve conversar com a paciente para saber como anda seu estado geral, quais sintomas vem apresentando e, a partir da 20ª semana, indagação sobre os movimentos do feto.
- Medição da pressão arterial.
- Verificação do peso.
- Aferição da altura do útero e da circunferência abdominal.
- Ausculta dos batimentos cardíacos do feto.
- Solicitação de exames médicos (laboratoriais, de imagem e outros, se necessário).
- Observar as mamas e ensinar o que se pode fazer para prepará-las para a amamentação.
- Oferecer as vacinas necessárias.
- O médico deve se informar sobre os hábitos alimentares da paciente, corrigir eventuais desvios e aconselhar a alimentação mais apropriada para o período gestacional, além de orientar sobre a adoção de um estilo saudável de vida.
- Deve ser verificado se a paciente ou seus familiares carregam alguma carga genética que possa ser transmitida ao feto. Em caso afirmativo, pode-se optar por um aconselhamento genético.
- O médico deve verificar também se o pai ou a mãe tomam medicamentos, fumam, usam álcool ou algum tipo de droga e, se possível, interrompê-los.
- O médico provavelmente recomendará o uso de ácido fólico, que tem muitos efeitos benéficos na gestação e que, quando possível, deve ser tomado desde antes da gravidez.
- A paciente deve ser advertida sobre a diabetes gestacional e a pré-eclampsia, condições transitórias que podem aparecer como intercorrências durante a gravidez.
- A gestante deve visitar a maternidade e o berçário antes de seu parto, para fazer sua escolha e para não ficar, posteriormente, entregue a fantasias.


Quais exames são feitos?


Além de toda essa conversa, verificações e acompanhamento, alguns exames são de extrema importância para detectar qualquer problemas com antecedência, ou como forma de decidir o melhor meio de tratamento para algo que tenha sido já detectado. Por isso, durante alguns períodos da gestação, determinados exames serão solicitados pelo obstetra.

Entre eles estão:

- Hemograma, para determinar se há anemia ou infecções.
- Glicemia, para controlar o nível de açúcar sanguíneo que pode aumentar durante a gravidez.
- Sorologia, para identificar se há HIV/AIDS no sangue da mãe.
- Exame para detectar a sífilis.
- Exame para detectar a toxoplasmose.
- Exame para detectar a rubéola.
- Exame para detectar a presença do vírus da hepatite B.
- Tipagem sanguínea e fator Rh.
- Exame de urina.
- Exame de fezes.
- Ultrassonografia.

Como toda gravidez é diferente uma da outra, em alguns casos exames extras e mais específicos devem ser solicitados de acordo com o andamento da saúde da gestante e do bebê. 

Portanto, o Pré-natal é um acompanhamento que deve ser feito por toda gestante, de forma responsável por isso, pois é através dela que o médico poderá tomar qualquer providência que seja preciso caso algo venha a acontecer, e também para que a gestante não fique com nenhuma dúvida. Por isso, nunca falte a suas consultas, mantenha sempre contato com seu médico e comunique qualquer eventualidade que possa ocorrer!
Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

10 comentários:

  1. Muito importante fazer o acompanhamento e seguir todas as orientações dadas pelo médico para garantir uma gestação tranquila e um parto saudável. Adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Super importante o pré natal, eu amava cada consulta, esperava ansiosa.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Pré natal é super importa tanto para mamãe quanto para o bebê
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  4. Pré natal é super importa tanto para mamãe quanto para o bebê
    Bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Super completo!
    Descobri minha gestação com 4 semanas e já iniciei o acompanhamento, por se tratar de gestação gemelar, toda semana tinha que ver a cara do médico kk.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda semana é dose kkkk que delicia ser mãe de duas princesas <3

      Excluir
  6. Ótimo post, o pré natal é muito importante mesmo e fico super ansiosa para chegar todas as consultas.. rsrs

    Bjos
    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu me cuidei tanto, fiz tudo certo, pois estava acima do peso, e tive refluxo!!
    O acompanhamento pré natal é muito importante!!
    Bjos!

    ResponderExcluir