Construindo o respeito ao próximo

Educar os filhos não tem sido uma tarefa fácil para os pais, e desde o berço devemos sempre buscar passar valores morais e éticos para nossos pequenos, e buscar sempre transparecer aquilo em buscamos ensinar, inclusive o RESPEITO. Como diz aquele velho ditado, "respeito é bom e todo mundo gosta", e tenho certeza que tudo que um pai quer é um filho que saiba respeitar as pessoas, inclusive os próprios pais e que saiba entrar e sair dos locais, e isso só acontecerá com a boa educação vindo de casa.




Construir o respeito ao próximo, na mente de um criança, é um trabalho de formiguinha, onde deve ser plantada a semente e regado dia após dia, para que essa forma de educação seja valorizada e colhida futuramente com bons frutos.

Muitas vezes, nos pegamos em situações que colocam a prova esse respeito, onde vemos crianças agredir, verbalizar, não aceitar diferenças e julgar o próximo, tudo isso como uma forma deficiente da educação que é dada. Que muitas vezes, apenas estão extravasando aquilo que vivenciam em sua rotina.

O desrespeito pode ser visto de diversas maneiras, como a intolerância, onde estamos sempre presenciando pessoas que não aceitam a escolha do outro, que não buscam entender, ouvir, dialogar com seu próximo a fim de entender o motivo/causa de determinada coisa, e se põe apenas a não tolerar suas atitudes e lhe apontar o dedo, tomando para si apenas sua escolha como certa e a do outro como errada. A discriminação também vem como uma forma de desrespeito, pois quando não aceitamos as diferenças entre nossos semelhantes, como a cultura, modo de se vestir, de se comportar, seu vocabulário, entre outras coisas, estamos formando uma pessoa que discrimina os outros.

Vendo por esse modo, devemos observar e se atentar a nós pais e educadores, pelo caminho que andamos, nossos filhos também irão seguir, e se policiar da forma em que vivemos e nos comportamos é o primeiro passo para construir a forma deles respeitarem o próximo. Se convivemos na sociedade sendo tolerantes, cordiais, convivendo com as diferenças, respeitando as opiniões alheias e que sejam diferentes das nossas, se buscamos ouvir mais e falar menos, dizer "sim senhor", "não senhor", "com licença", "obrigada", "por nada", dentre outras palavrinhas mágicas, estaremos demonstrando a nossos filhos a melhor maneira de RESPEITAR alguém, pois somos os espelhos deles.


Por isso, devemos sempre nos atentar ao circulo social em que nossos filhos vivem, pois é desse circulo, seja cultural/local, que nascerá seu comportamento, buscar trazer a educação deles de casa, desde o berço, para que seja construindo da melhor forma essa educação, e sempre mostrar o melhor caminho para eles, buscar sempre dizer os "porques" de determinadas situações, e mais uma vez, você deve ser aquilo que quer que seu filho seja!


Blog Da Fertilidade à Maternidade

Acho que a melhor forma de construir valores nas crianças é pelo exemplo e atitudes. As crianças prestam atenção em tudo, mesmo quando bebês, acho que é preciso ter cuidado com as nossas atitudes, pois não adianta dizer que não é para brigar e ficar 'batendo boca' em casa, não adianta dizer que tem que cumprimentar as pessoas e a gente ignorar o porteiro, por exemplo. Como pais, acho que também não podemos nos omitir, achando que a edução acontecerá na escola e mesmo na escola, precisamos participar, assumir a nossa responsabilidade sobre a educação dos nossos filhos. Não é algo fácil, nos dias de hoje, com tantas influências externas, mas é algo que não podemos abrir mão. Precisamos pensar, que ensinar valores aos nossos filhos, vai torná-los pessoas muito melhores e que terão um caminho muito mais feliz!

Alê Nunes, mãe da Giovana, de 7 anos, e blogueira do Da Fertilidade à Maternidade, um blog em que compartilho minha experiência treinante(tentando engravidar), grávida e mãe."

Espaço das mamães


Como o ditado diz "Respeito é bom e todo mundo gosta", pois isso é bem verdade né, quem não gosta de ser respeitado, e respeito ensinamos em casa, desde pequeno não é mesmo?
Não é uma coisa fácil, pois ensinamos ao nossos filhos desde pequenos, que devem respeitar as outras pessoas, sendo educado, oferendo ajuda, cedendo o seu lugar no transporte público para uma pessoa que tenha mais idade, que esteja com criança no colo (mesmo que não seja tão pequena assim, pois se só o peso no nosso corpo já nos cansa e as vezes temos dificuldade imagina segurando outro né), alguém que tenha alguma deficiência (por menor que seja), e a melhor forma de ensinar é praticando.
Aqui em casa converso muito com meu filho sobre isso, o porque temos que fazer e com quem, e mesmo ele tendo apenas 6 anos, as vezes demonstra muito mais respeito que muito adulto.
Para finalizar vou contar aqui um último acontecimento de alguns meses atrás, estávamos para atravessar a rua e a mesma não havia farol só a faixa de pedestre e do nosso lado parou um deficiente visual e ofereci ajuda para atravessa-lo e o Gui de mão dada comigo, depois que atravessamos ele foi para um lado e nós para o outro e o Gui ficou todo feliz que de certa forma ele também ajudou aquele rapaz e ainda falou "Mãe ainda bem que íamos atravessar se não ele não ia ter ajuda", depois desse dia a minha certeza ficou mais concreta que estou no caminho certo, ensinando ele a ter respeito e ajudar ao próximo.

Para conhecer um pouco mais sobre a gente nos visite no blog Espaço das Mamães, aonde conto sobre nossas descobertas, passeios, acontecimentos.
Mi Gobbato - Espaço das Mamães.

Blog Surpresas da vida


Acredito que o respeito, a educação a moral e os bons costumes venham de casa, de berço. E principalmente dos nossos exemplos. São eles que determinarão as atitudes dos nossos filhos.

Blog Surpresas da Vida, blog para mulheres que também são mães.


Blog Maternizando


Um dos valores mais importantes que se deve ensinar á um filho é o Respeito ao Próximo. Desde sempre, procuro ensinar á minha filha em como ela deve respeitar aos pais, as pessoas mais velhas, as pessoas que são "diferentes" dela, os animais...
Essas são lições indispensáveis para a formação da criança, e deve ser sempre praticada, lembrando de que você é o maior exemplo para seu filho.

​Escrito por Iasmin Marques, um blog Materno-Infantil com dicas para gestantes e mamães de primeira viagem. Dicas para festas, alimentação, moda infantil, viagens e muito mais... Conheça o blog Maternizando.

Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

0 comentários:

Postar um comentário