Virar, sentar, engatinhar e andar!

O desenvolvimento do bebê e alguns marcos do seu primeiro ano de vida, são inesquecíveis para os pais, e causam uma certa ansiedade aos mesmos, pelo motivo de querer ver o bebê evoluir e descobrir as novidades desse mundo o quanto antes.

Uns dos principais marcos no desenvolvimento, é o virar, sentar, engatinhar e andar. Essa trajetória marca diversos momentos e fazem o bebê entrar cada vez mais em contato com o local em que está, as pessoas, os objetos e o leva a curiosidade.

Tudo começa por volta dos 3 meses de vida, quando o bebê já tem um controle maior da cabeça e do pescoço e músculos fortes o suficiente para conseguir desenvolver sua locomoção.

Começando a virar sozinho



Por volta dos 3 meses de vida, o bebê se vê curioso e com sua atenção voltada para objetos e pessoas que chamem sua atenção ou que ele queira por perto, com isso ele descobre seus movimentos na tentativa de alcançar o que tanto quer, A principio, ele já conseguirá erguer a cabeça e vira-la de um lado pro outro, e já conseguirá flexionar seus braços, de modo que deixará sua coluna mais curvada. Com isso, na tentativa de chegar perto de algo ou alguém, ele poderá involuntariamente virar-se de barriga para cima ou de bruços, sendo mais comum o bebê se virar de bruços primeiro, para poder virar de barriga para cima, mas pode acontecer o contrário. Esse movimento involuntário pode surpreender a ele ou até a você, mas daí começa os estímulos para cada vez mais aperfeiçoar essa forma de desenvolvimento e o bebê poder se virar sozinho.

Próximo dos 6 meses o bebê já conseguirá virar dos dois modos, arquear as costas, e fazer diversos movimentos sozinho, que o levarão a se sentar, caso já não tenha ocorrido. 
Uma ótima forma de estimular o bebê nesse período, é chamar sua atenção com coisas que ele goste, e tentar fazer ele acalçar, principalmente tentar fazer ele repetir o movimento e voltar a virar sozinho, e melhor ainda é comemorar com ele a conquista para cada vez ter mais interesse. 

Foi assim que aconteceu aqui. Involuntariamente aos 3 meses a Júllia se virou em busca de seus brinquedos, e voltei a mostrar o brinquedo em outra direção para ela repetir o movimento, e assim fez, e logo ela evoluiu bastante e começou a se arrastar pela cama. 

Quando o bebê se senta sem apoio



Após esse período de fortalecimento dos músculos da coluna e pescoço, e o ganho de equilibro da cabeça, o bebê descobre uma nova forma de ver o mundo, e tudo vai além da curiosidade com os objetos que lhe agradam ou das pessoas que ele gosta. 

Entre 4 e 7 meses de vida, o bebê passa a descobrir que com o apoio de seus braços ele pode se equilibrar sentado e sua coluna já pode ficar ereta. Essa é uma grande descoberta para ele, pois agora tudo muda, e ele pode alcançar outros lugares com seus olhos.
Inclinar-se para frente e com o apoio dos braços ir se erguendo, é uma das formas que fará com que o bebê consiga se sentar sozinho.

Aos poucos, perto dos 7 ou 8 meses, ele irá ganhando confiança e vendo que também pode ficar sentado sem o auxilio das mãos, que uma forma dele não despencar, mas para isso a ajuda de seus cuidadores será essencial. 

Nessa fase, estímulos como, sentar com o apoio de almofadas, em poltronas, no colo dos pais, e demonstrações de como se pode sentar, é uma ótima forma de mostrar ao bebê o quanto ele é capaz. Por aqui foi assim, quando a Jú foi ganhando equilíbrio e mais força, colocamos ela apoiada em almofadas, que cada vez ficavam menos inclinadas, depois passamos a deixá-la sentada na poltrona e aos poucos fomos mostrando como se senta, até que notamos que ela finalmente conseguiria, e então passei a deixa-la sentada livre na cama, com um lençol em volta dela para dá um apoio e aos poucos ela se sentou sem apoio algum e aprendeu a se erguer sozinha.


A hora de engatinhar e explorar a sua volta



Uma das fases mais gostosas e emocionantes é quando o bebê finalmente começa a engatinhar. Acontece por volta dos 6 e 10 meses, onde o bebê se descobre ágil, curioso e explorador, após saber que já pode também sentar. Alguns bebês pulam essa fase, e vão direto ficar de pé ou andar, e outros se locomovem de outras formas, como "minhocando" ou se arrastando sentado e isso é muito normal. Essa nova descoberta requer cuidados redobrados e olhos atentos. É aqui que começam as quedas, as traquinagens e os sustos.

Agora que seus músculos estão devidamente fortalecidos, ele já tem controle da sua cabeça para olhar em volta, e consegue se equilibrar, seu corpo já suporta que ele fique de quatro sem cair e com segurança. 

Quando ele aprende que pode ficar nessa posição, onde seus braços ficam esticados e as pernas dobradas, ele começa a se balançar e é aí que tudo acontece. De pouquinho em pouquinho ele tenta avançar, e vê que se balançando pode colocar um braço a frente e também a perna, e ir trocando o movimento de ambas, fazendo com que ele engatinhe. Daí em diante, o bebê vai se aperfeiçoando e conseguirá engatinhar perfeitamente, e depois irá explorar tudo a sua volta e passará a descobrir o apoio dos móveis e das pessoas para conseguir ficar em pé. 

A Júllia engatinhou aos 8 meses. Aqui ajudei-a dando suporte por baixo de sua barriguinha e mostrando como os movimentos são possíveis. Colocar objetos chamativos também é uma ótima forma de estimular.

O primeiros passos, é hora de andar



Um dos marcos de desenvolvimento mais importantes da vida do bebê, o andar leva-o para caminhar rumo a "independência", e traz para seu bebê um novo mundo. 

Basta o encorajamento e segurança que ele possa sentir, para que o bebê largue os apoios, como os móveis, e teste dá alguns passinhos sozinho. De inicio, o medo pode acabar deixando-o recluso, mas dá apoio e comemorar a cada passo, ajudará a fazer com que o bebê se entusiasme e queira cada vez mais tentar e aperfeiçoar esses passos e logo estará caminhando, correndo e pulando pela casa.

A partir de quando bebê começa a engatinhar e fica de pé, para que ele comece a andar só é uma questão de tempo e segurança. Pois, todo esse percurso e desenvolvimento contribuiu para que ele ganhasse coordenação motora e força muscular por todo o corpo.

Muitos bebês começam a dá seus primeiros passos por volta dos 9 meses e 12 meses, outros demoram um pouco mais, como foi o caso da Júllia, que só foi dá seus primeiros passos com 1 ano e 3 meses, mas após isso teve um desenvolvimento bastante satisfatório. É normal que o demore um pouco mais para andar.

Nessa fase todo cuidado é pouco, pois agora o bebê irá querer explorar locais que antes não conseguia, irá descobrir também que pode subir e descer escadas, subir em alguns locais, empurrar cadeiras e caixas e principalmente brinquedos. 

Para ajudar a dá seus primeiros passos sozinho, você pode andar de mãos dadas ao bebê, ou estimular que ele alcance você quando estiver bem a sua frente, e aos poucos o medo irá ficando de lado. 

Por fim, deixa seu bebê sempre seguro da nova fase que está passando, e incentive-o a praticar a nova habilidade descoberta. 

Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

17 comentários:

  1. Tudo muito bem explicadinho amei. Acho bacana frisar que embora se tenha das datas estipuladas em meses, cada criança tem o seu tempo né? A Lara por exemplo foi precoce para virar, sentar e engatinhar, mas só andou na semana que completou um ano.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  2. Da uma saudadezinha dessa fase... aqui a Júlia começou a andar por volta dos 11 meses e a Sofia já com 1 ano completo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Os bebês passam por cada fase linda que dá uma saudade né? adorei! bjo

    ResponderExcluir
  4. Cada fase com sua beleza e seus desenvolvimentos, é incrível com num tempo curto a criança muda e aprende tanto.
    Aqui em casa eles seguiram o tempo de desenvolvimento, mas cada um ao seu estilo...
    Adorei o texto, muito claro e bem detalhado!
    Beijos,
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho incrivel tbm essa rapidez, quando descobrem algo, rapidamente eles aperfeiçoam as habilidades!

      Excluir
  5. Adoro esse tipo de postagem. Aqui o pequeno com quase três meses virou e eu quase dou um treco kkk beijo

    ResponderExcluir
  6. ai que saudade dessa época que tudo parecia difícil , mas era tao faceil.... passa tao rapido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente nem imagina que o mais dificil estar por vir kkk

      Excluir
  7. Esses momentos são os mais gostosos, tantas descobertas e vitorias!!
    Deu até saudades!! Adorei o post!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que legal esse post.. Menina deu uma saudade de cada fase do meu pequeno, como passa rápido né.

    Beijos,bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  9. Ai, dá uma saudade. Eu amo esses posts de desenvolvimento, pois aprendo cada dia mais e fico com mais vontade de ter o segundo...rsrs Bjus.

    ResponderExcluir