Falando sobre o Natal com as crianças

Se de uma coisa as pessoas entendem em épocas comemorativas, principalmente no Natal é de presentes, mais presentes e o ilustre Papai Noel. E como é mais fácil, representar toda aquela magia e encanto a um personagem, as crianças acabam entrando na graça do bom velhinho e esquecendo o verdadeiro PORQUE dessa data tão importante no calendário cristão! 



Fazer as crianças entenderem todo esse momento, repleto de um grande significado, pode ser simples e até menos complicado que possamos imaginar. Basta uma dose de paciência, boa vontade e persistência, para que sempre possamos reforçar a então história de natal! 

Que criança não adora ajudar na hora de montar toda a decoração, ou apenas ver as luzes piscarem em frente aqueles olhos que se engrandecem a ver tal beleza? Creio que todas, ou quase todas, adoram esse momento. Então eis o ponto de partida para começar uma linda história natalina, não com papai noel, nem com consumo, mas com nascimento e amor. Conta-se histórias, pede-se ajuda a nos telefonemas que são feito no decorrer desse período, ajuda nos preparativos para a noite que logo virá, com a ceia familiar, deve-se envolver a criança. 

E então, mostramos que tudo aquilo é para comemorar de uma forma toda especial, o aniversário de Jesus, que ali nasceu naquele dia, e então recordar a história seja através de livros infantis ou de acordo com o que diz a bíblia, vale contar da melhor forma, mas sempre de maneira que fique claro e simples para os ouvidos daquele pequenino que ouve.

Apresente a criança o presépio de Natal, que tanto representa o nascimento do menino Jesus na manjedoura, e arrodeado de quem o tanto queria bem e dos reis magos. É uma forma linda de ilustrar e deixar a imaginação da criança ainda mais livre. E vale também cantar-se as músicas que representam essa época.

E o melhor, e que não pode ficar de fora, é mostrar a fraternidade e os bons gestos que imperam nessa época com ainda mais força, através de boas ações, doações a quem precisa de algo para vestir ou para se alimentar, mostrar que devemos ajudar as pessoas que não terão o que teremos, e que esse espirito é o que verdadeiramente vale no Natal. 

Então, com muito pouco na mãe e muito no coração, conseguimos transparecer para nosso pequenos o quão grandioso esse dia de Natal, e que com gestos simples podemos fazer dele ainda melhor, com muito amor e doação o Natal fica ainda mais iluminado!  
Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

0 comentários:

Postar um comentário