Os primeiros cuidados com o bebê

Os pais se preparam por nove meses para a chegada do bebê, desde o enxoval até o seu psicológico para as novidades que são muitas. O bebê nasce e parece estar tudo bem, ocorrendo como o esperado, até que chega o primeiro dia do novo membro da família em casa. 

Nesse momento a insegurança bate na porta e a mãe chega a ficar perdida sem saber como dá procedimento as necessidades básicas do bebê, e sem saber como adaptar o bebê a rotina da casa, isso acontece principalmente com os pais marinheiros de primeira viagem, o que não significa que quem já tem outros filhos estejam livres dessas dúvidas . 

Tudo é questão de poucos dias para o casal se adaptar com as novidades, e como já se sabe a mãe tem um instinto indiscutível, uma telepatia com o bebê incrível, onde ela sempre saberá qual atitude tomar em determinados momentos. Com isso, vendo que a insegurança e as novidades da maternidade traz para os pais uma série de dúvidas, segue abaixo dicas básicas para os primeiros cuidados do bebê.



Quando cuidar do bebê:

Mantenha o ambiente em harmonia, coloque uma música suave, cuidar do seu bebê é um momento muito especial. Retire anéis, pulseiras, relógio e lave as mãos e antebraços antes de colocar o bebê no colo. Separe o material: roupas, toalhas, fraldas, sabonete, algodão, cotonetes, álcool absoluto, etc.


O Guarda-Roupa

O bebê precisa, acima de tudo, sentir-se confortável.
Lave as mãos antes de manusear a roupa limpa. Escolha roupas feitas com tecido de puro algodão, folgadas, fáceis de vestir e adequadas para a estação do ano. Use toalhas de fralda de algodão e toalhas de puro algodão, felpudas, bem macias, com capuz. Separe baldes, bacias e sabão de côco em barra, para uso exclusivo das roupas do bebê. Enxague bem para retirar todo o resíduo de sabão de côco. Não use amaciante, goma ou perfume. Passe a roupa com ferro bem quente e guarde-a em lugar limpo, arejado e exclusivo.


O Banho

Melhor horário: das 11h às 14h.
Melhor local: ambiente sem correntes de ar e com temperatura acima de 26 graus Banheira limpa com água e sabão e de uso exclusivo do bebê.
Melhor sabonete: neutro, líquido, próprio para recém-nascido Use água filtrada e fervida até a queda do coto umbilical.
Temperatura ideal da água: 37.C Não use termômetro de mercúrio (risco de intoxicação), use termômetro digital Iniciar o banho com a limpeza do rosto e depois corpo e membros. Finalizar pela limpeza da cabeça. Secar primeiro a cabeça com toalha fralda. Atenção especial para ouvidos e dobrinhas Para secar o pavilhão externo do ouvido use a toalha fralda, nunca o cotonete.


Curativo do Coto Umbilical

Quando fazer: após o banho e a cada troca de fraldas.
Quantas vezes: mínimo de 6 vezes por dia.
Como fazer: cotonete embebido em álcool absoluto ou a 70% - limpar no sentido da base para cima, até retirar o cotonete limpo.


Higiene Íntima


Remover todo o resíduo de fezes e urina com bastante água.

Na menina: faça a limpeza no sentido da vagina para o ânus.
No menino: a pele do prepúcio deve ser tracionada com delicadeza, sem forçar, enxaguar bem. Secar com toalha fralda, utilizar sabonete uma vez ao dia.


Como Prevenir Assaduras


Trocar a fralda sempre que estiver suja, fazer higiene íntima adequada e secar bem com tecido de algodão.



Dicas Gerais




- Converse com o seu filho enquanto cuida dele, coloque músicas suaves para ele ouvir. 

- Saudade do colo da mamãe e do papai, fome, sono, frio, calor, roupas apertadas, barulho, fralda suja e dor podem ser as causas de choro do bebê.
     
- Não coloque o bebê para dormir de barriga para baixo, nem de lado. Quando o bebe estiver acordado, deve ser colocado de barriga para baixo, desde que tenha a permanente supervisão de um adulto.
     
- Evite prolongar demais o banho, pois a água esfria. Não use talco nem perfume. Limpe o quarto do bebê e toda a casa com pano úmido embebido com água e sabão neutro. Não use vassoura, espanador e escovas na limpeza. Ventiladores só deverão ser usados em ambiente que sejam limpos diariamente com pano úmido, pois assim como as vassouras, ocasionam suspensão de partículas de poeira que podem agredir as vias respiratórias do bebê. Limpe o aparelho de ar condicionado diariamente e o filtro uma vez por semana. A cada 4 meses faça uma manutenção geral.
     
- Só utilize brinquedos e enfeites de borracha, plástico ou madeira.


Então é isso mamães, essas dicas ajuda bastante aos pais marinheiros de primeira viagem, são coisas bem corriqueiras, praticamente tudo aqui serve para uso diário. Espero ter ajudado vocês e até a próxima.
Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

15 comentários:

  1. Ai que saudades dessa época kk
    são otimas dicas,
    récem - nascido é bem mais frágil mesmo.

    bjus
    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amei as dicas deu até saudade do meu desespero inicial. EStou seguindo o teu cantinho.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por está seguindo o Blog, espero que goste! :)

      Excluir
  3. ótimas dicas amiga, no meu Rafa eu dava banho sempre as 14 horas para n ficar tarde de mais.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em RN é sempre bom observar esse horário do banho mesmo, principalmente em determinadas épocas do ano.

      Excluir
  4. Ótimo post, tenho saudades do inicio quando estava completamente perdida..rsrs

    Aqui sempre dei banho antes das 14h.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei, alias, amo tudo relacionado a bebês.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Oi Ramoniely .. amei seu blog e estou seguindo ..conversava demais com a Luma todo o tempo ..talvez por isso que ela fale pelos cotovelos agora .. rs .. belo post! Bjss

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, eu tbm adora conversar com a Ju na barriga, e depois que nasceu tem sido minha melhor companhia!! :)

      Excluir
  7. Ótimas dicas
    Queria eu ter elas antes da Luma nascer
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Apesar das inseguranças que temos no começo, é tão gostosa essa fase, descoberta atrás de descoberta .. aqui sempre que ia fazer ele dormir a tarde colocava musica baixinha bem suave, durante o dia estavamos sempre "conversando", ouvindo música, se alguém entrasse em casa as vezes ia me achar uma louca (pois sempre fui de brincar bastante com ele mesmo ele tendo meses), banho sempre dei nele por volta das 13:00 pois acho que nessa hora a temperatura é mais agradável, principalmente em época de frio.

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro definir bem os horários de sono da Ju, e mantenho toda a rotina da casa durante o dia e à noite mais tranquilidade!

      Excluir
  9. Ai que saudades dos meus pequenos quando eram bebezinhos,kkkkk...ótimas dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Que super dica amiga!! As gravidinhas precisam ter acesso a essas informações... sao tantas dúvidas... mas momentos inesquecíveis, bjs

    ResponderExcluir