Discussões sobre Amamentação x Introdução de alimentos

    Olá mamães, desde que engravidei sempre fui convicta na minha decisão de amamentar a Júllia exclusivamente ao menos até os 6 meses, e continuo com o mesmo pensamento hoje ela estando com 5 meses. Na gestação nunca fui questionada à respeito da linha de pensamento que sigo, porém tudo mudou após o nascimento da Jú. As pessoas costumam questionar algo que já tem resposta, ficam perguntando porque ainda não ofereço outros alimentos além do leite materno para ela, ficam forçando a situação falando que apenas LM não sustenta criança, que isso tudo é criar com frescura, que eu não vou "ter paz" com uma criança que só mama.
    Então vamos lá!
    Estudos e mais estudos, já comprovados, afirmam que o leite materno é o alimento mais completo que existe, um bebê que se alimenta exclusivamente do LM até os 6 meses só terá benificios! A amamentação também cria um vínculo de amor entre mãe e filho, além de estimular algumas capacidades da criança e também a amamentação pode ser estendida até os dois anos ou mais, sendo que, até os dois anos ela vai trazer para criança algumas propriedades beneficas que só o leite materno possui. Em breve trarei um post falando apenas da amamentação na prática e seus beneficios.
    Por esses e outros diversos motivos, eu não vejo motivos de uma mãe questionar a outra o motivo de amamentar. Entre tantas, tem mães que tem grandes motivos para interromper a amamentação precocemente, como a falta de leite, a volta ao trabalho, entre outros motivos. Já outras mães acham que oferecer qualquer tipo de alimento é válido pois fez com outro filho ou uma amiga fez e a criança "está viva". Ok! Mas e a saúde? As complicações podem ser tardias.
    Então mamães, o aleitamento materno deve ser incentivado e não questionado! A Júllia vai mamar exclusivamente até os 6 meses, e a partir daí vou começar a introduzir os alimentos que forem adequados para ela e para a idade dela, se não faz bem, não há necessidade de adicionar outros alimentos em seu cardápio.
   Quero saber se alguma mãe aqui já sofreu esse tipo de discriminação? Conte para a gente!

Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

18 comentários:

  1. Comparacões na gravidez, no aleitamento, no crescimento do bebê, isso é muito chato. Toda mãe sabe o que é melhor para filho. Eu não consegui amamentar e sofri muito com isso, pois todo mundo achava que era frescura, que não estava tentando. Mas eu tentei de tudo até que vi meu filho passando fome. Aí não deu para mim. Qualquer decisão de uma mãe tem uma certa discriminação, mas o importante é respeitar todas, não ligue para o que os outros falem, haja de acordo com seu coração! Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas deveriam se calas mais para certas decisões! pois é tatty, faço tudo como meu coração diz, não costumo ir pela conversa das pessoas.

      Excluir
  2. Aqui não foi exatamente aos seis meses. A pediatra dele recomendou dar inicio com os suquinhos por volta de 5 meses e meio, porém não conseguimos introduzir. Com seis meses começamos as papas doces e também sem sucesso. Com 7 meses as papas salgadas no almoço e janta e fracasso mais uma vez. O Pedro só começou a comer de verdade com 1 ano (e mais um pouco). E sempre mamou no peito. Ouvi muita gente dizer que ele não comia por causa da amamentação --'
    Hoje com 2 aninhos ele parou de mamar (na verdade, no sábado passado).
    Amei amamentar e se tiver mais filhos, farei igual.
    Beijocas,

    Thaís Petrone
    Aprendendo a Ser uma Mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Thaís que a amamentação se estendeu até 1 ano, a criança come quando ela quer, não porque mama! beijos.

      Excluir
  3. Todas nós mamães recebemos vários conselhos alguns positivos outros negativos durante nossa caminhada como mãe, cabe a nós filtrarmos somente os bons. Continue amamentando sua pequena!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Jamilly, procuro so absorver oq é certo mesmo, o resto deixo passar!

      Excluir
  4. Tb acho que deve ser assim .. porém cada mulher e mãe tem o direito de escolher o que ela quer pra ela e pro seu bb ... sem preconceitos ..

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  5. penso assim como você
    também ouvi muitas besteiras sobre o LM
    e não dei bola
    dei as minhas duas LM exclusivo até os 06 meses
    a minha fez um ano e 1 mês e ainda amamento e amo

    Linda Noite!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que cada mãe sabe o que é melhor para seu filho, ouvimos muitas bobagens affff
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O leite Materno é completo e com inúmeros benefícios, decisão bem acertada a sua, bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Amiga, tbm estou passando pelo mesmo processo que você, minha bebê está com 5 meses, no dia 13 completa 6 e aí começarei com os sucos e depois papinhas, mas muitas pessoas me questionam sobre isso.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  9. Olha todo mundo acha que pode sair palpitando em tudo. Eu ouvi muito, eu amamentei até 1 ano e 1 mês, e so parei por que tinha fortes dores nas costas e não podia tomar remédio mais forte. E amamentei exclusivo até os 6 meses, se pode por que não fazer?
    Cada mãe sabe o melhor, por um mundo sem comparações ou sugestões mal vindas. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  10. Priscila Santos29 agosto, 2014

    O meu bebê esta com 5 meses e 10 dias. Amamento exclusivamente ele. Não me arrependo é maravilhoso amamentar. No próximo mês o pediatra pediu para introduzir alimentação completa. Sucos, Almoço e Janta. Estou receosa, pois já tentei dar suco e não tive sucesso. Espero que dê tudo certo. Já ouvi muitos comentários chatos sobre aleitamento exclusivo. Ignoro, só absorvo o que é bom. Sempre dou bons conselhos para as mãezinha amigas com o que aprendo aqui e nos outros blogs e sites. Quero amamentar até quando ele quiser e se tiver outro filho farei o mesmo. Beijos meninas.

    ResponderExcluir