Pós-parto: Cuide-se!


     O bebê nasceu, tudo ocorreu bem, e você só tem pensado no novo membro da família. São trocas de fraldas, banho, mamadas, choros, dormidas... Mas nesse momento você mamãe também é importante, tem que pensar em si mesma também. Você acaba de passar pelo processo natural do parto onde seu corpo trabalha para o bebê vir ao mundo, caso tenha sido parto cesárea, você passou por uma cirurgia considerada de grande porte, e cuidados devem ser tomados desde então. Descanso, alimentação equilibrada, e evitar carregar coisas mais pesadas que o bebê são cuidados primordiais no pós-parto. Só na sexta semana dá para saber se você está com total recuperação, pois é nesse período que o útero vai retomar seu tamanho normal, seu corpo vai recuperar-se das mudanças e a cirurgia vai cicatrizar. Problemas aparecidos durante a gestação como varizes, hemorroidas e azia tendem a sumir, já outro como pressão alta deve ser monitorado.

     A seguir veja alguns cuidados que merecem toda a atenção da mamãe!
    Cicatrizes: Durante o parto normal há em alguns casos a epsiotomia e no caso das cesáreas o corte que é necessário, essas cicatrizes devem ser limpas com água e sabonete e manter-se sempre secas. Tem também que observa-las para o caso de odores, inchaço, aumento da temperatura do local e dor, que nesses casos deve ser avaliado pelo médico, pois pode ser sinal de infecção ou inflamação e ver a possível utilização de analgésicos liberados durante a amamentação. Exercícios físicos também só devem ser feito mediante a liberação do médico após o período de recuperação.

     Mamas: Rachadura no bico e mastite são um dos problemas que mais incomodam as mãe após o nascimento do bebê, então para cuidar disso, mantenha a região do bico do seio sempre hidratado com o próprio leite ou pomadas especificas para o problema e evite hidratante, pois deixa a pele mais sensível e faz mal ao bebê. Para a mastite, caso você note o empedramento, que é quando as mamas ficam brilhantes, vermelhas e doloridas, faça compressas frias (o morno aumenta a produção do leite) e faça a ordenha manual, vai ajudar a aliviar, algumas mãe chegam a ter febre -meu caso-, caso a febre persista e ultrapasse a temperatura de 37,8 graus consulte seu médico.

     Barriga: O inchaço da barriga vai diminuindo conforme os dias vão passando, pois aos poucos seu útero vai retomando o tamanho normal dele, e o sangramento pós-parto que é bem avermelhado vai ficando mais claro até cessar. caso você note algo fora do normal consulte seu médico. Algo normal também são cólicas durante as mamadas, pois a ocitocina liberada durante as mamadas levam o útero a se contrair.

     Esses cuidados mamães são importante pois ajudam a livrar-nos de vários incômodos que são normais de acontecer, vale também manter-se sempre com roupas folgadas e confortáveis, lingeries de algodão e sutiã próprio para amamentação, pois assim com esses pequenos cuidados conseguimos ficar mais confortáveis e curtir mais o bebê.
Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

18 comentários:

  1. Adorei o tema, é muito importante, muitas mães esquecem de se cuidar depois do parto, ficam tao felizes com o novo bb, que esquecem de se cuidar. muito bom o poster. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o cuidado com nós mesmas é muto valioso para uma boa recuperação!

      Excluir
  2. É verdade. São tantas coisas pra fazer e pensar no bebê que as vezes nos esquecemos de nós mesmas.
    Mas realmente é importante pensar em nós mesmas :)
    Beijinhos e Sucesso!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito importante falar sobre este assunto. Obrigada
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  4. Post importantíssimo,bom para as novas mamães ficarem atentas.A gente também precisa de cuidados após termos nossos pequenos.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei, menina, quando os bebês nascem todos só tem olhos pra eles e quando digo todos me refiro a nós também, as mamães, sempre nos deixamos em segundo plano, porém para podermos cuidar bem deles é preciso que também tenhamos cuidados né?
    Muito bom seu post, querida!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Janis, precisamos estar bem para cuidar de nossos filhos. :*

      Excluir
  6. Belo post ..se cuidar é importante demais .. usar a cinta e tb cremes etc ... sutiã não precisa nem falar né .. senão depois cai tudo ... aff maria ... rs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  7. Muito importante mesmo
    Amei as dicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! A minha barriga desinchou, mas agora estou na academia para perder o excesso que ficou.

    Bjs
    www.dicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  9. Super dicas, temos que nos cuidar sempre
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post! Devemos ter muito cuidado nessa fase de pós-parto! São tantas correrias e tanto amor naquele serzinho que acaba de sair de você, que a gente se esquece de se cuidar rsrs.. Eu mesma fiz muito isso.. Passava a noite acordada olhando meu bebê mas não era de preocupação, era admiração e passava o dia sem dormir e com ele no colo.. Isso me fez muito mal rsrs.. Beijinhos

    Letícia Castilho - Mamãe do Bryan
    http://contodefadas-leeh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Otima dica, sofri muito com rachadura no seio. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Precisamos estar bem depois do parto pra poder cuidar deles
    Super dica amiga!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. otimas dicas, o cuidado é fundamental mesmo. bjus
    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir