Alimentação infantil: você está fazendo o correto?

Muitos pais restringem os filhos de muitos alimentos achando que são proibidos ou que vão fazer mal a sua saúde, alguns logicamente é melhor manter longe da alimentação das crianças, mas o principal é variar os alimentos e tentar manter refeições equilibradas.

Hoje em dia vemos muitos problemas de crianças com doença de adultos, como a diabetes, hipertensão e colesterol, tudo isso é causada por falta de atividades físicas e uma alimentação adequada para a criança. Como falei aqui, a obesidade infantil vem crescendo a cada dia, tudo isso porque os pais estão deixando de lado alimentados que são adequados para as crianças, para dá como opção refeições mais fáceis de ser feitas e doces. Doces e comidas rápidas não são proibidas, porém não podem ocupar o lugar de uma refeição importante e indispensável para a criança, após uma refeição pode ser oferecido um doce, mas não sempre!

Ainda que os pais muitas vezes não concordem, os grandes responsáveis por esses problemas nos filhos, são eles mesmos. Nós cuidadores e responsáveis pelos filhos, temos de dá o exemplo e fazer o incentivo para práticas saudáveis. Se nos alimentamos mal, a criança irá querer fazer a mesma coisa, pois ela se espelha em nós, vão sempre questionar o porque de não poder fazer algo que os pais podem fazer.

Quando os pais passam a fazer as refeições com os filhos, como do mesmo alimento e ainda vai ao parque brincar ou faz alguma atividade física com os filhos, esse tipo de ato dá para a criança a confiança e o exemplo que ela estava precisando, isso faz com que ela se motive a fazer aquilo que é certo quando os pais falam ser certo.

Recentemente vi uma matéria na revista época que trazia uma imagem com o cardápio adequado para a alimentação dos pequenos e resolvi publicá-la aqui para ajudar as mamães na hora de elaborar as refeições dos pequenos.

Imagem retirada do site revista época


Visto que alimentação e prática de atividades físicas podem influenciar na saúde infantil, devemos sempre incentivar a prática saudável para garantir um melhor futuro das crianças, além de que, nossos filhos podem não apesentar nenhum problema agora, mas podem não ser um adulto saudável, Então só depende de nós incentivar nossos filhos.


Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

14 comentários:

  1. Aqui graças a Deus estamos no caminho correto, Heitor tem uma alimentação super balenceada, nunca tomou refri, nem come bolachas e salgadinhos. Adora frutas! Espero que continue assim!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  2. Ramonnielly adorei todas as informações desse post.
    A alimentação infantil adequada é a dúvida de muito dos Pais.
    E se preocupar com o que dar ou não para o nosso filho comer é nossa responsabilidade e temos que dar o exemplo sempre de comida saudável para eles.

    Parabéns pelo post e pelo Blog adorei...
    Já curti a fanpage também.

    Beijos
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Ramonniely, estou abordando justamente isso no blog hoje, sobre como é imprescindível que os pais se alimentem bem e corretamente para que os filhos também o façam!
    Muito bacana seu post, temos que acordar os pais e responsáveis para cuidar melhor dos pequenos hoje para eles terem menos doenças amanha!
    Beijos
    Jan
    Dedicação de Mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Janis, temos que ver que os problemas não devem ser imediato sempre, no futuro veremos os resultados!

      Excluir
  4. Ótimas dicas sobre alimentação, aqui em casa desde que a nossa baby começou a fazer as refeições com a gente, nós mudamos a refeição, procuro sempre fazer comida mais saudáveis, afinal nós somos o exemplo.

    Bjs
    www.dicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  5. concordo plenamente quando falou que os pais são responsáveis pela
    vida dos filhos o que eles comem
    e temos que ser os exemplos
    Linda Semana
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. eu cuido muito da alimentação do Rafa!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou sempre de olho no que Lucas come e não deixo ele se encher de bobeiras, não toma refrigerantes e nem recheados.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas:)
    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, tudo depende da gente mesmo, pois são nossos dependentes. Cabe cada pai e mãe avaliar o que eles comem.
    Eu me orgulho em dizer que JM se alimenta super bem.
    Grande bj.

    ResponderExcluir
  10. Muito bem lembrada tuas dicas.
    A alimentação tem de ter cuidados especiais desde a infância, para evitar problemas na adolescência e na vida adulta.
    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Concordo! A alimentação deve ser balanceada!
    Aqui Lohany come de tudo e adora frutas e verdura!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oh coisa difícil... pq meu pequeno comia tudo, agora é não pra tudo e está na fase de não aceitar os legumes e verduras.
    Mas vamos tentando e insistindo sempre, bjs

    ResponderExcluir