Cuidados corporais no pós-parto

Novidades, família crescendo, bebê chorando, mamadas a todo instante, noites mal dormidas, refeições desbalanceadas, casa bagunçada e olheiras tomando conta da nossa face. Bem-vinda a rotina frenética das mamães!


Em meio a tantas obrigações no decorrer de um dia de 24 horas, que parece está encurtado, nós mães acabamos voltando toda nossa atenção para os cuidados do bebê e qualquer coisa que envolva o mais novo membro da família.

Uma das maiores dificuldades da recém mães, é retomar a rotina de cuidados consigo mesma, e ter ânimo para gastar o tempinho que poderia ser de descanso ou de uma refeição, cuidando do seu corpo. Mas com um pouco de planejamento e ajuda, é possível cuidar do seu corpo no pós-parto e ajudá-lo da melhor maneira para recuperar-se da gestação e do parto, que trazem tantas mudança para sua fisiologia, além de ajudar também a mamãe a relaxar e ficar mais radiante.

A melhor hora ou dia para fazer esses cuidados corporais, são nos finais de semana, quando geralmente conseguimos o apoio de alguém para ficar de olho no bebê ou em horários que você sabe que o bebê terá um sono mais longo. Esse período pós-parto é muito delicado, com muitos ajustes e uma nova rotina para se formar, mas como já disse planejando-se é possível!

Quais cuidados meu corpo precisa?

No pós-parto a pele que foi esticada durante 9 meses de gestação, estará voltando aos poucos para o lugar devido, e a perda do peso ganho na gestação também contribui para isso. Por isso, é necessário muita hidratação, para evitar o nascimento de estrias, como esse efeito "sanfona". Além da hidratação externa, a hidratação interna é primordial, por isso, recomenda-se a ingestão de mais de 2 litros de água diariamente, levando em conta que agora além da água necessária para o bom funcionamento do seu corpo, ela será utilizada também para a produção do leite materno.

Manter a alimentação o mais saudável possível e balanceada, sem uma dieta muito restrita, ajudará a manter a boa saúde do corpo, além de contribuir com bons nutrientes pro bebê.

Após o período de repouso e preservação prescrito por seu médico, você poderá retomar algumas atividades, como caminhada e exercícios de baixo impacto, além poder se exercitar com o bebê, exercícios esses  que serão muito favoráveis para retomar a vida ativa e ajudar o corpo a ser como era.

A drenagem linfática, pode também ser uma grande aliada nessa fase, pois ela vai relaxar a mamãe, além de cooperar para eliminar o liquido retido no corpo.
Manter a depilação em dia, vai contribuir para manter seu corpo bem higienizado, deixá-la com o astral lá em cima e também diminui o tempo e trabalho para a próxima depilação.
Nessa fase ainda inicial, manter as unhas sempre limpas e curtas, já vai dá um aspecto mais bonito e saudável e optar por esmaltes claros ou quase tom nude vai facilitar sua vida em termos de aparência, já que quando o esmalte começar a descascar ou sair, não dá para notar-se tanto.

Cabelos limpos e hidratados atraem outros olhares, por isso sempre que tiver oportunidade, não pense duas vezes em lavá-los e hidratá-los, a próxima vez pode custar alguns dias.

Na medida em que a rotina for se estabelecendo, e a mamãe e o bebê já tiverem se conhecido e se adaptado a nova vida, as coisas iram fluindo de acordo com sua vontade, e uma dica de ouro, aceite ajudas quando elas convém! 


Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

1 comentários:

  1. Ótimas dicas, realmente o pós parto é um momento único e confuso, por isso dicas de mãe para mamãe são sempre ótimas!

    beijos, :-* Má
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir