A jornada de engrossar o mingau de forma saudável

Engrossar o mingau, papinha e vitaminas do bebê, é uma jornada que muitas mães se sujeitam diariamente, a fim de deixar a refeição mais nutritiva, saborosa ou consistente, porém algumas formas de engrossar o mingau nem sempre é a melhor maneira.


Famosinho e queridinho das mamães, algumas farinhas para serem adicionadas em mingaus, que são comuns nas prateleiras dos supermercados , não são tão indicadas a serem oferecidas a crianças menores de 4 anos de idade, por conta de sua formulação ter excesso de açúcar e quantidade inadequada de nutrientes.

Mas em contrapartida, existem os engrossantes naturais, estes sendo totalmente benéficos a saúde dos pequenos, além de um rico valor nutricional.

Veja algumas dessas farinhas que temos a nossa disposição:

AVEIA: Pode usar em pequenas quantidades, e mesmo assim garante alguns nutrientes, como o Cálcio. Por ser rica em fibras, deve-se ter um enorme cuidado nas quantidades ofertadas aos bebês muito pequenos, e crianças até 2 anos. Evite dar todo dia religiosamente, mais que uma vez. Hidrate a aveia e lembre-se de dar água entre as refeições.

FARINHA DE ARROZ: Como com as outras farinhas, pode-se engrossar leite materno ou fórmulas, e ainda papinhas. A alternativa ao uso da farinha de arroz é apenas bater o arroz sem sal, no liquidificador, até formar uma papa. Pode dar mais sabor acrescentando uma fruta doce (banana, manga, caqui, etc).

FARINHA DE MILHO ou FUBÁ: Pode moer mais um pouco a farinha em flocos e utilizar para fazer mingaus e papinhas, ou engrossar o leite. A vantagem é que não contém aquela grande quantidade de açúcar do mucilon.

Pode utilizar ainda:
QUINOA EM FLOCOS OU FARINHA de CEVADINHA OU OUTRO GRÃO INTEGRAL.
Caso não encontre preparadas como farinha, adquira os grãos e moa em casa.

OUTRAS OPÇÕES:
INHAME, BANANA, BATATA-DOCE, MANDIOCA, FARINHA DE MANDIOCA, ARROZ COZIDO…
Compartilhe no Google Plus
Ramonnielly Morais, Aquariana, graduanda em Publicidade, blogger, social media, mãe da pequena Júllia, apaixonada por praia, sombra, chocolate, música e moda. Através da maternidade descobri a melhor forma de amar e educar, e busco a cada dia lutar contra a violência infantil e viver a vida familiar da forma mais leve e amorosa possível.
Ramonnielly Morais

Aquariana, graduanda em Publicidade, blogger, social media, mãe da pequena Júllia, apaixonada por praia, sombra, chocolate, música e moda. Através da maternidade descobri a melhor forma de amar e educar, e busco a cada dia lutar contra a violência infantil e viver a vida familiar da forma mais leve e amorosa possível.

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

0 comentários:

Postar um comentário