Cama Compartilhada: só depende de você!

Que atire a primeira pedra os pais que não gostam de estar ali agarradinhos com os filhos, sentindo o cheirinho deles e até de dormir junto!

O compartilhamento da cama do casal com os filhos, é cercada de mitos e medos, além de um pouco do pitaco dos plantonistas julgadores. Toda mãe deve dizer, que vai evitar colocar seus filhos em sua cama, deixará eles dormir no seu cantinho, e isso os tornará mais "independentes", além de dá privacidade ao casal e ser mais cômodo. Mas, se engana que acha que é por aí que caminha a situação.

Quando o bebê nasce, a cama compartilhada acontece naturalmente, sem previsões ou pressão. Acontece porque, com o passar dos dias, as situações favorecem para que isso aconteça, como por exemplo, a amamentação em livre demanda, que inevitavelmente se estende pela madrugada, e para conforto dos pais e do bebê, as mães acabam ficando com seu pequeno na cama, para evitar a romaria durante a noite.

A cama compartilhada, traz também o sentimento de segurança para os pais, que vão poder passar a noite perto do bebê e saber que o mesmo está bem, sempre precisar está se levantando da cama a todo momento para verificar a vitalidade do bebê, afinal, nós mães vivemos zelando pelo sono dos pequenos, checando inúmeras vezes se ele está bem. 

Como fica a intimidade do casal? 

Entre tantas coisas boas, há quem diga ou suponha negatividades nesse ato tão lindo de amor e carinho mútuo. Relatos de pessoas sem criatividade, dizem que a intimidade do casal pode estar comprometida quando os filhos passam a dormir na cama deles.
Mas como assim minha gente?

Quer dizer que sua intimidade com seu marido, se limita a uma cama e apenas na hora em que seu filho esteja lá? 

Gente, para se fazer cama compartilhada, a criança não precisa necessariamente dormir lá a noite toda e a todo momento, a cama compartilhada é feita de momento propícios, momentos em que todos envolvidos sintam a necessidade de estarem ali compartilhando a mesma cama.

Naturalmente o sexo não vai ser feito com tanta frequência, como antes de você ter um bebê em casa, pois ele pede tempo e exige mais energia dos pais. Então, se seu casamento esfriou e estão com pouco tempo e coragem para fazer amor, a culpa não é da cama compartilhada!

Portanto, quem consegue ver a intimidade além de uma cama e um quarto, a intimidade do casal não é atrapalhada em nada quando se compartilha uma cama. 

Meu filho vai ficar dependente? 

Na maioria das discussões com especialistas, levam a conclusões como, a cama compartilhada deixa a criança dependente e que atrapalha seu desenvolvimento. 

Me diga qual criança que não é dependente dos pais e quem já nasce independente?

Independente se os pais fazem cama compartilhada com seus filhos ou não, a dependência é algo natural, e as crianças dependem de seus pais desde o nascimento para inúmeras coisas. Quando se compartilha a cama, os pais passam mais segurança pra criança, a deixa mais segura de seu sono e aos poucos ela vai atingindo um certo nível de maturidade que a fará escolher onde ela dorme melhor, e que já está segura de si o bastante para poder dormir sozinha e ainda mais, ela irá saber que seus pais estarão ali para qualquer eventualidade.  

As pessoas, mesmo adultas, são dependentes emocionalmente uma das outras, elas estão ligadas entre si por um vínculo, e a cama compartilhada não fará com que seu filho se torne totalmente dependente do você só porque ele dorme em sua cama.

Quando irá sair da minha cama?

Falou em cama compartilhada, logo dizem: Cuidado, que ele não vai mais querer dormir sozinho! 

Respire e tenha a santa paciência, porque ninguém dorme na cama dos pais eternamente, a não ser que seja a única alternativa. 

De todas os relatos de cama compartilhada que leio, chega um hora que naturalmente cada um busca sua individualidade e se sente seguro o bastante para ter um lugar para chamar de "seu". E assim é, com a segurança que você passa a seu filho, ele dirá através de sinais ou até palavras qual a hora de seguir dormindo sozinho, ou até mesmo vocês saberão o momento de fazer a transição para a cama da criança.

Então mães e pais, não tem nenhum bicho de sete cabeças, a cama compartilhada traz muitos benefícios, e como eu já havia dito anteriormente, você não precisa fazer cama compartilhada integralmente. Aqui em casa por exemplo, a Júllia dormiu ao nosso lado, em seu berço, até os 9 meses, mas sempre vinha para nossa cama perto do dia amanhecer quando se acordava para mamar, e foi quando nos mudamos para outra casa e ela foi dormir a primeira noite sozinha em seu quarto, e foi tudo muito natural, sem estranhamentos, sem choro, ela dormiu tranquila, ela sentiu que era hora dela dormir no canto dela, e até hoje ela tem um apego enorme pelo cantinho dela. Mas mesmo assim, ainda continuamos fazendo cama compartilhada parcialmente, todos os dias de manhã cedinho ela vem para nossa cama e ela até pede pra ficar, e amamos, compartilhamos muitos carinhos e assim tem sido até agora com 1 ano e 7 meses. 

Em nada a cama compartilhada nos atrapalha, não fiz integralmente desde o nascimento, porque sofro com muitas dores nos ombros e nas costas, e ficar em um posição a noite toda só me deixa mais dolorida. Tem mães que sentem o mesmo.

Portanto mamães, não se joguem aos palpites, ouçam primeiro seu coração e seu instinto, ele acerta mais do que qualquer outra opinião e o que vale é o que você sente!

Você faz cama compartilhada, conhece alguém que faz? Comente aqui, que vou amar poder saber sua opinião e bater um papo legal com você, e se gostou desse artigo, compartilhe para que outras mães possam ter também essa informação.
Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

12 comentários:

  1. Pratiquei com o primeiro e agora Tb com o segundo, eu amo. Aqui não mudou nada com o marido rsrs beijos

    ResponderExcluir
  2. A Sofia ainda acorda cedinho nos finais de semana e vem pra minha cama, confesso que adoro passar esses momentos com ela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Com a Dri fizemos cama compartilhada até o ano passado, mas confesso que de vez em quando eu mesma trago ela
    para nossa cama.
    Sobre a relação com o marido, tem vezes que atrapalha um pouco, mas nada que não seja resolvido de alguma forma.

    Com a chegada do novo bebê não pretendo praticar a cama compartilhada, pois gostaria de mudar algumas coisas que fiz como mãe de primeira viagem e adotar novos caminhos e um deles é esse.

    Bjos
    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir
  4. Estou amando compartilhar a cama com minha pequena
    e é tão bom, confesso que não sei como será
    pra colocar ela na caminha dela ainda
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs delicia mesmo! A pior parte é conseguir se separar

      Excluir
  5. Eu sou super a favor e adepta da cama compartilhada!
    Otima postagem, esclarecedor o texto!

    ResponderExcluir
  6. Minha tia faz cama compartilhada e não gosta. No caso dela, foi que o bebe estranhava o berço, e na época ela Tonha feiro cesária e não conseguia ficar se levantando 10 vezes na noite pra acalmar o bebe, então passou a colocar junto dela na cama. Ele vai fazer 4 anos e não aceita sair da cama dela. Eu não sou a favor. Acho que, cama compartilhada, tem que ser como você mesma disse, "momentos", momentos de carinho e não a noite toda. Eu já pratiquei muito a cama compartilhada, quando meu filho tinha 3 meses, depois com 1 ano, e agora que ele esta com dois anos, ele pede pra dormir na minha cama, dai depois eu coloco ele na dele. E eu amo fazer ele dormir assim. De madrugada, as vezes, ele levanta e pede pra ficar comigo, e eu deixo, porque talvez ele tenha tido um pesadelo e não queira ficar sozinho. Acha cama compartilhada muito bonito, mas a noite toda, todo dia, não da! Do jeito que Bryan e eu fazemos, eu não me importo de compartilhar ate os 10 anos dele RS.. Mas se fosse todo dia e a noite toda eu não gostaria. Muito bom o texto! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso acho que os pais decidem o melhor, alguns gostam de compartilhar a noite toda e é ótimo, outros preferem momentos como aqui em casa, e outras não compartilham por pensar n fatores negativos que na verdade são as pessoas que desenham, por exemplo, acharem que tem que dormir a noite toda juntos para ser compartilhada uma cama, só que não é bem assim, pode ser momentos compartilhados ;)

      Excluir
  7. minha cama sempre foi compartilhada, minha filha de 10 anos dorme comigo e com os manos de 3 e de um ano. muitas vezes foi por necessidade de não ter outra cama, mas mutas vezes é por que ela quer ficar junto da gente. Não tem mal nenhum, a de tres anos tbm tem a cama dela e dorme la, mas as vezes vem dormir comigo. o de um dorme comigo pq a cama dele ainda nao tem proteção, mas logo ele tbm vai intercalar entre a minha cama e a dele. os problemas de um casal vao muito alem de uma cama compartilhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Taciane, uma cama compartilhada não é problema na vida de um casal! ;)

      Excluir
  8. Faço cama compartilhada com minha bebê e não vejo nada de errado nisso, adoro sentir seu cheirinho, seus abraços e beijinhos, até já tentei colocar ela no berço mas estamos tão ligadas que acho que vai ser mais difícil pra mim do que pra ela quando isso acontecer..Super apoio.

    ResponderExcluir
  9. Meu pequeno desde 8 meses dorme com a mamãe agarradinho e adoro.. Qnd ele nao ta comigo sinto um vazio.

    Beijos

    ResponderExcluir