Refluxo gestacional

A gestação é marcada por grandes mudanças no corpo e no organismo da mulher, para que possa comportar um bebê e essa vida seja gerada de uma forma saudável. Essas mudanças vão desde o inicio da gravidez, até o parto ou pós-parto, e os efeitos que elas causam nas gravidas geram desconfortos e incômodos, inclusive o Refluxo gestacional, que é tão comum.

Tão comum que até eu tive, não de forma tão intensa a ponto de enlouquecer com a azia, mas a ponto de sentir medo ao me deitar por sempre a comida querer voltar, e isso me acompanhou até o final da gestação, mas aos poucos sendo controlada com algumas dicas que segui e conto para vocês aqui nesse post.



Por que as gestantes tem refluxo gestacional?


Grande parte das gestantes, desenvolvem o refluxo gestacional, devido aos sintomas como azia e queimação, que é onde se apresenta o refluxo.

Na medida em que a gestação vai avançando, mais precisamente à partir do segundo trimestre, o útero em seu crescimento começa a comprimir o sistema digestivo, principalmente o estômago, fazendo com que a digestão fique mais lenta, levando a formação de gases e com essa compressão do estomago a comida chega a voltar para o esôfago, e dentre essas mudanças ainda as mudanças hormonais, com isso os sintomas do refluxo gestacional começam a aparecer e levar as gestantes a esses incômodos tão corriqueiros. 

O aumento de progesterona no corpo durante a gestação, também motiva o aparecimento de refluxo gestacional. Esse hormônio causa o relaxamento da válvula que separa o estômago do esôfago e, conseqüentemente, os ácidos gástricos sobem para o esôfago dando a sensação desagradável de ardência no peito e na garganta, assim como o gosto ácido na boca.


Como evitar o refluxo? 


O processo de prevenção do refluxo gestacional, é baseado em uma vida saudável.

- Exclua da sua dieta alimentos gordurosos, assim como frituras, chocolate e frutas cítricas;

- Evite qualquer tipo de bebida alcoólica, assim como o chá preto e o refrigerante;

- Procure fracionar as refeições durante o dia. O ideal é que seja realizado em torno de seis refeições diárias;

- Durante a refeição, mastigue bem os alimentos;

- Evite o hábito de beber líquido junto com as refeições;

- Consuma bastante líquido;

- Evite deitar logo após as refeições;

- Caso já esteja manifestando os sintomas, procure dormir em cama com a cabeceira elevada. O ideal é que se eleve a cama colocando, por exemplo, dois tijolos embaixo de cada pé da cama.

- Procure fazer leves caminhadas após as refeições, para acelerar a digestão.

Se mesmo com todos os cuidados, os sintomas ainda aparecerem ou persistirem, você pode consultar seu medico para a prescrição de algum medicamento que possa ajudar a aliviar esse problema. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Comente aqui abaixo e venha compartilhar suas experiências e se estiver ao meu alcance tentarei ajudar você com qualquer dúvida!

Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

0 comentários:

Postar um comentário