Rotina de sono noturno do bebê



Eu sempre dei muita importância a fazer uma rotina para o bebê, principalmente na hora do sono noturno, mas confesso que ultimamente com as mudanças que estamos fazendo em casa, nossa rotina ficou um pouco bagunçada, com isso os hábitos da Júllia também saíram um pouco dos eixos.

     
Quando a Ju ainda era recém-nascida, eu não me dava muito o trabalho de criar um rotina para ela, apenas me preocupava com o horário do banho ser sempre igual, pois quando ainda muito novinho, os bebês costumam mamar e dormir logo. Quando ela fez 3 meses me preocupei em fazer uma rotina e tentar segui-la, desde a hora de acordar, até a hora de dormir à noite, a única coisa que não tinha horário certo eram as mamadas.
     
Como aqui onde moro é bem calor, desde cedo sempre dei dois banhos na Júllia, e agora com o verão são 3, porém o da noite é sempre o mais tranquilo e diferenciado para ela relaxar e dormir.
     
A rotina para criança desde bebê é muito importante para ela criar hábitos saudáveis e saber diferenciar a hora de cada coisa sem muito drama. Quando se trata de colocar o bebê para dormir, torna-se um pouco cansativo por muitas vezes o bebê lutar contra o sono e querer ficar acordado, ou por na maioria das vezes os pais não saberem identificar os sinais que o bebê dá, sinalizando que o sono chegou. Vou contar aqui para vocês como é a rotina da Ju, algumas técnicas que ajudam o bebê a relaxar para dormir e os sinais de que o sono chegou.


A rotina de sono da Júllia

- 19:30 horas: O pai começa a preparar o banho dela amornando a água e trazendo os itens de higiene para a troca dela, enquanto isso eu e Ju brincamos.
- 20:00 horas: Banho a Ju no balde com a água morninha, o que faz ela relaxar mais, o balde indicado é o próprio para o ofurô. A temperatura da água tem que estar por volta dos 37ºC. Após o banho eu seco ela e massageio ela com o óleo Natura mamãe e bebê, a técnica indicada é a Shantala. Após passar o óleo por todo o corpo dela, eu coloco a fralda e visto ela com um bodie confortável.
- 20:30 horas: Diminuo o volume da TV, apago a luz do quarto, deixando apenas o claro da TV e da sala. Nessa hora começo a amamentá-la até pegar no sono.
- 21:00 horas: A Júllia dorme.


Como vocês puderam ver, a Ju acaba pegando no sono rápido, isso acontece porque a rotina ela tem essa rotina desde bem cedo, mas quando ela estava mais novinha e começou a rotina, ela demorava um bom tempo para dormir, só que aos poucos ela foi diminuindo o tempo que levava para adormecer por estar se acostumando com a mesma atividade todos os dias.



Técnicas para o bebê relaxar antes de dormir

- Imersão em água morna
- Massagem
- Contar uma história
- Conversar um pouco
- Cante para o bebê
- Coloque uma música tranquila


Sinais de que o bebê quer dormir

- Bocejos
- Olhos vermelhos
- Esfregando os olhos
- Fica mais estressado


Quando o bebê começa a dá sinais de que está com sono é sempre bom providenciar logo o que for preciso para fazer ele dormir, pois quanto mais demora, mais o bebê vai ficando irritado e acaba demorando muito mais para pegar no sono. Dê importância ao sono da tarde, o bebê deve dormir ao menos duas horas, e assim ele terá uma noite de sono melhor. Siga sempre a mesma rotina, para que o bebê se acostume e comece a seguir bem os horários. No inicio você sentirá um pouco de dificuldades, mas com o decorrer dos dias tudo vai se ajustando.


Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

16 comentários:

  1. Que legal, adoro rotina, e em casa eu sempre tive uma com a Lara, claro que com o passar dos anos e o desenvolvimento dela eu tive que ir adaptando algumas rotinas, mas para mim as duas primordiais são: a hora de dormir e a hora de comer. E hoje mesmo com horários meios loucos eu procuro mante-la nessa rotina de 4 refeições diárias e dormir pelo menos 10 horas!
    Adorei o seu esquema de rotina da linda Ju!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa a rotina do banho começa as 18h30 e as 20h00 a Larah já está dormindo.
    Beijos
    adri

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bom termos uma rotina com minhas filhas também.
    E aqui em casa elas tomam abnho as 17:00hs e jantam as 18:00hs. E no máximo 18:30 a minha de 4 anos dorme. Já a de 8 anos só dorme lá para as 21:30hs. Eu acho ótimo!
    Beijinhos e Sucesso!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Minha filha so dorme quando eu vou. Quando ela não dorme a tarde, vai deitar cedo.

    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  5. Já falei isso muitas vezes no meu blog, isso é bem sério, hoje em dia as crianças estão dormindo bem pouco. A Ari não dorme menos de 10 horas!
    Bjs, Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  6. Aqui sempre fiz questão de fazer tudo certinho desde cedo .. e posso dizer que funciona .. a Luma vai dormir sozinha após uma leitura de livro e depois da luz apagada uma musica e um beijo de boa noite ... saimos do quarto.

    Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  7. Meu filho dormia na parte da tarde até semana passada e estava dormindo muito tarde à noite, agora n dorme mais a tarde e vai pra cama 20:30! bjo

    ResponderExcluir
  8. Não sei viver sem rotina, desde que a minha nasceu eu coloquei rotina aqui em casa e sempre seguimos, claro que as coisas vão mudando conforme ela vai crescendo, mas a rotina da noite é algo que não mudou desde os 4 meses dela, as 20:30 é banho, mama e cama, e dorme até o outro dia as 9 da manhã.

    Bjs,
    www.soumae.org

    ResponderExcluir
  9. Aqui até os 2 anos tinha uma rotina certinha, mas depois que ele cresceu estamos na luta com a rotina. Mas agora nascendo o Enzo vamos que ter voltar a rotina mesmo! Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  10. Rotina é muito importante não só para as crianças mas pra nós também. Ter um horário certo pra dormir e comer faz bem a saúde e é primordial. Mas com crianças é meio dificil conseguir. Aqui tinhamos rotina até uns dois meses atrás e agora estou na luta rs.. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Estabelecer uma rotina é importante, a minha não é tão regrada. Mas Joseph sempre dorme no mesmo horário, de vez em quando que passa um pouco do horário. bjs

    ResponderExcluir
  12. Você disse tudo: rotina. Bebê sem rotina não se acostuma a nada e a mamae fica sem ter nossa do tempo que tem para si. Escrevi sobre isso qdo o Theo era bebezinho. hoje fico muito feliz ao ver os resultados. Cada bebe eh um bebe e é importante tb que as mamaes nao fiquem preocupadas se o delas nao fazem como os nossos. Parabens. Gostei muito.
    Bjos
    Clube da Fraldinha
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  13. Aqui se deixar a Luma não dorme
    Gostei das dicas
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. A rotina para as crianças é fundamental. Principalmente na hora do sono.
    Adorei suas dicas.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  15. A rotina é fundamental para as crianças, confesso que não sou muito fã não mais estou tentando organizar uma aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas, porque a hora do soninho deve ser sagrada e cuidada desde sempre...
    O crescimento das crianças e bebês, também se dá na hora do sono... Por isso devemos cuidar sempre.
    Hoje que me filho está com 4 anos, ele só vai dormir na hora que a gente vai também... (eu e o marido)
    Se a gente ver qe ele precisa dormir cedo, vamos todos juntos e depois a gente levanta, se for m horário mais cedo...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir