Cantinho da leitura infantil + 12 Inspirações

O incentivo a leitura deve ser feito desde a primeira infância da criança, para que através de seu contato com os livros, a cada dia seu gosto literário seja aguçado e que ela possa sentir prazer em sua leitura, que ela a faça por gosto e não por uma obrigação.  

Cantinho da leitura

Dicas de como montar o cantinho da leitura


O cantinho da leitura para as crianças, pode ser criado em diversos lugares, como no quarto da própria criança, no home office dos pais, em um quarto de brincar, na sala ou em um local pouco utilizado. O importante é que ele estará sendo um forma de incentivo e crianção de hábito e a formação de um novo leitor!

Um local, ou cantinho como esse, é inspirador, relaxante e o melhor de tudo, é um projeto que não necessita de grandes investimentos, pode ser feito com tudo o que tem em casa!! Basta inspiração e uma dose de vontade ver o local prontinho para ser utilizado. 

O lugar ideal para o cantinho da leitura, seja ele para uma criança ou adulto, deve ser silencioso, calmo, que possa transmitir paz e tranquilidade para quem o utiliza nos poucos instantes que estiver por lá. O cantinho da leitura deve ser também arejado e bem iluminado, pois sabemos que iluminação é fundamental para uma boa leitura e os livros precisam de local arejado para manter-se intactos. 

Itens necessários para um cantinho da leitura infantil


Para um local como esse, itens básicos podem ser utilizados, como também algo mais que você queira acrescentar para deixar tudo ao seu gosto. 

- Estante, nicho, prateleira ou organizadores de livros que se adaptam a portas.

- Assento, poltrona ou colchonete.

- Almofadas.

- Iluminação.

- E para decorar você pode usar quadros, materiais lúdicos, um papel de parede, cortina, tapetes, mantas e móbiles. Tudo isso para que deixe com a personalidade e a cara da família!

Dito isso, agora é só se inspirar com as imagens abaixo! 


Uma ideia de cantinho da leitura, é fazer em locais reclusos, como debaixo de escadas e locais de armários embutidos.

Cantinho da leitura

Cantinho da leitura
Cantinho da leitura

- Com estantes e prateleiras ajudam a ocupar menos espaço!

Cantinho da leitura

Cantinho da leitura

Cantinho da leitura

Cantinho da leitura

Cantinho da leitura

Cantinho da leitura

- Ou podemos simplesmente abusar das cortinas em forma de cabanas e almofadas.

Cantinho da leitura


Cantinho da leitura

Cantinho da leitura


Você costuma incentivar seus filhos à leitura? Se tiver um cantinho da leitura em casa mostra pra gente!
E compartilhe nosso artigo para ajudar a outras mamães terem acesso ao mesmo. 
Compartilhe no Google Plus
Ramonnielly Morais, Aquariana, graduanda em Publicidade, blogger, social media, mãe da pequena Júllia, apaixonada por praia, sombra, chocolate, música e moda. Através da maternidade descobri a melhor forma de amar e educar, e busco a cada dia lutar contra a violência infantil e viver a vida familiar da forma mais leve e amorosa possível.
Ramonnielly Morais

Aquariana, graduanda em Publicidade, blogger, social media, mãe da pequena Júllia, apaixonada por praia, sombra, chocolate, música e moda. Através da maternidade descobri a melhor forma de amar e educar, e busco a cada dia lutar contra a violência infantil e viver a vida familiar da forma mais leve e amorosa possível.

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

5 comentários:

  1. Amei todos. Quanta delicadeza, capricho... É uma ótima forma de incentivo. Aqui em casa minhas filhas lêem bastante. Estou precisando providenciar um cantinho desses
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Um mais lindo que o outro... aqui as meninas são apaixonadas pelos livros mas infelizmente tenho pouco espaço para fazer um cantinho mais elaborado, eles são um ótimo incentivo... aqui vale desligar a TV ficar na cama ou no sofá e aproveitar bons livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Lindos, a Luiza ama livros, e tem muitos, aqui lemos para ela desde quando estava grávida. Um cantinho mesmo ela ainda não tem, mas os livrinhos dela ficam em prateleirinhas e sempre ue ela quer um ela me pede e eu a pego pra ela ;)

    ResponderExcluir
  4. Inspiradores. Vamos fazer na casa nova, junto com a brinquedoteca.

    Hoje lemos pra pequena na cama mesmo.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  5. Apaixonada pelo primeiro e segundo!!!! Muito lindos!!!
    Um beijooo
    www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir