Alimentos que devem ser evitados na gravidez

Alimentos que devem ser evitados na gravidez

Uma coisa que as grávidas amam fazer é comer, até porque o apetite fica pra lá de grande, porém a alimentação nesse período requer bastante cuidado e observação em relação ao preparo dos alimentos.
Alguns alimentos podem ser bem nocivos a saúde da gestante e do bebê, por isso devem ser evitados para não correr risco de ter algumas doenças e induzir contrações uterinas!

Peixes crus


Você está proibida de consumir os sushis e sashimis, mas convidada a verificar a procedência desses alimentos e a confiança na higiene do local em que vai consumir, pois o risco de contaminação por peixes crus é maior.

Carnes cruas, mal passadas ou defumadas


Nesta lista de carnes cruas, mal passadas ou defumadas, estão as carnes bovinas, de porcos, aves e caça. Deve-se ter cuidado, pois essas carnes podem ter a bactéria da salmonela ou até mesmo o parasita causador da toxoplasmose, que pode acarretar em um risco enorme para a saúde da gestante e do bebê.

Ovo cru


Risco de contaminação pela salmonela, alimentos que contém ovo cru devem ser cortados da alimentação, como maionese caseira e mousses.

Queijos e iogurtes caseiros e não pasteurizados


O risco de contaminação é maior quando consumimos queijos frescos e moles, principalmente os artesanais.

Leite não pasteurizado


Quando não pasteurizado, ou seja, aquecido em alta temperatura para matar as bactérias, deve-se ser evitado o consumo do leite de vaca sem ser bem fervido antes. 

Frutas, verduras e legumes não lavados


Devem ser bem lavadas, principalmente em água corrente e sempre que possível deixa-las de molho com algumas gostas de vinagre, pois elas podem estar contaminadas pelo parasita da toxoplasmose.

Bebidas alcoólicas


Não estima-se uma quantidade segura de ingestão, então o consumo pode acarretar sérios problemas para o desenvolvimento fetal.

Portanto, a ingestão de alimentos deve ser segura e orientada pelo médico, e sempre saber a procedência de higienização e de onde vem tudo que você consome, para eliminar as chances de contaminações ou problemas para a saúde do bebê.





Compartilhe no Google Plus
Ramonnielly Morais, Aquariana, graduanda em Publicidade, blogger, social media, mãe da pequena Júllia, apaixonada por praia, sombra, chocolate, música e moda. Através da maternidade descobri a melhor forma de amar e educar, e busco a cada dia lutar contra a violência infantil e viver a vida familiar da forma mais leve e amorosa possível.
Ramonnielly Morais

Aquariana, graduanda em Publicidade, blogger, social media, mãe da pequena Júllia, apaixonada por praia, sombra, chocolate, música e moda. Através da maternidade descobri a melhor forma de amar e educar, e busco a cada dia lutar contra a violência infantil e viver a vida familiar da forma mais leve e amorosa possível.

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

12 comentários:

  1. Obrigada pela dica, já faz 3 anos que passei pela primeira gestação e pretendo ter o segundo. Recordar isso é essencial.

    Bjos
    Mari Visconti
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal e informativo! Eu não evitei muita coisa não, só mesmo as bebidas alcoólicas.. Não sabia que tinha que evitar carne crua, na gestação tive muito desejo por bife cru rsrrs.. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sempre evitei comer ovo cu, peixe nunca fã
    na gravidez o cuidado tem
    que ser redobrado

    ótimo post

    ResponderExcluir
  4. Sempre é bom relembrar né, quando estava grávida evitei os alimentos crus e mal passados e todo cuido é bom né.

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amiga muito bem apontado.
    Tem muitos alimentos que não é bom mesmo e as gravidinhas tem q evitar, bjs

    ResponderExcluir
  6. Amiga faltou a caneca, que é super abortiva. Tem também um grão que não me lembro o nome, que é abortivo. Desta vez fui na nutricionista e ela me passou tudo certinho. Sigo na 20ª semana!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. Caneca não, canela kkkk. Fiquei com tanto medo que nem churros comi por causa disso.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante, nossa na minha gravidez eu ficava com muito medo de comer alguma coisa e me fazer mal ou fazer mal ao bebe, essa dicas são preciosas para as mães de primeira viagem, parabéns. bjss

    ResponderExcluir
  9. Eu morria de medo de comer pexe cru ou canela, tomei muito cuidado com minha alimentação durante a minha gestação
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu evitei alguns alimentos, como peixe cru, refrigerante, café e claro, bebidas alcoólicas!!Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  11. Eu fiz tudo certinho durante a gravidez, evitei mais coisas ainda pq tive refluxo e estava acima do peso :(
    Ótimas dicas, é importante ter esse cuidado durante a gestação, tudo vale a pena não é mesmo!

    ResponderExcluir
  12. Todo cuidado é pouco. Não comi nada que não podia na gestação, mas já vi mães grávidas que comiam sushi sem se importar.
    Beijos

    ResponderExcluir