Se livrando das "Ites" com a lavagem nasal!

Um método tão simples e saudável, mas pouco praticado por todos, a lavagem nasal. Vivemos entre idas e vindas de consultórios médicos, nossos filhos caminham no mesmo passo, crises alérgicas, todo o tido de "Ite" (rinite, sinusite, otite, etc) que você imaginar está presente na vida de várias pessoas desde a infância. 



A lavagem nasal, é tão simples de ser feita quanto parece, ela previne o aparecimento dessas alergias, mantem o nariz limpo e livre de sujeiras e impurezas e é até uma forma de tratar a doença quando já está alojada, sem necessitar do uso de medicamentos em alguns casos. A forma mais correta e benéfica de se fazer essa lavagem, é de forma que não seja rápida e muito forte para não empurrar a secreção para os ouvidos, fazer com a cabeça um pouco inclinada e com uma quantidade que dê para limpar bem as narinas (isso depende do caso). 

Lavar o nariz diariamente, com o uso do soro fisiológico e o auxilio de um conta gostas ou uma seringa, irá te livrar dessas doenças e te trará inúmeros benefícios. Essa conduta pode ser utilizada tanto nos pequenos, quanto em adultos, só trará benefícios. Quando você lava o nariz com soro fisiológico, umidifica a mucosa nasal, retirando produtos da poluição atmosférica que ficaram ali e mandando embora possíveis invasores, como vírus e bactérias.

Defendo a lavagem nasal, pois aqui tivemos experiência com a mesma e só foi alegria quando vimos o resultado. Tudo começou quando tentamos adaptar a Júllia na creche, e ela acabou tendo uma série de doenças, quase dois meses fazendo uso de muitos antibióticos, e sempre que ia em algum pediatra, um diagnóstico diferente. Até que, na última pediatra que fomos, ela diagnosticou á Jú com uma sinusite, e de cara falou que tínhamos a opção da lavagem nasal, e que se todas as pessoas que sofrem dessas Ites soubessem do beneficio que traz essa limpeza, os casos diminuiriam bastante. O resultado disso foi o melhor possível, que em apenas 3 dias fazendo a lavagem a Júllia melhorou, voltou a dormir, estava respirando melhor  nunca mais adoeceu. Graças a Deus foi a primeira e última vez doente. Após esse episódio, quando chega o tempo mais seco, ou aparece alguma virose, passo a fazer a lavagem nasal na Jú diariamente e quando está tudo certo, sempre que lembro volto a fazer a fim de prevenir qualquer coisa.

Vendo que as experiências com a lavagem nasal são sempre as mais positivas possíveis, não tem porque não fazer. 
Com a lavagem nasal você irá ter os seguintes benefícios:

- Com a lavagem nasal você se sentirá mais confortável em dias de tempo seco, pois irá tirar o ressecamento que o tempo causa as narinas, além do constante contato com ambientes poluídos ou ar-condicionado.

- Diminuição de crises de asma, bronquite, sinusite e outras alergias, pois estará ajudando a umedecer e manter a saúde do nariz, assim filtrando as partículas e agentes causadores dessas alergias. 

- Com o nariz limpo e descongestionado, ele estará em perfeito funcionamento, fazendo com que previna as crises de amidalite e faringite.

- Se você não tem rinite, dificilmente também terá otite, por isso a importância do nariz sempre limpo, assim secreções e sujeiras não entrarão em contato com a tuba auditiva.

- Estará pronto para enfrentar a poluição e deixará o corpo mais protegido contra as partículas que reteve enquanto respirava.

- Consegue mais eficiência do que assoar o nariz!

Então, essa é minha super dica, depois te ter passado pela experiência, e hoje em dia indico para todos, antes mesmo de sair correndo para o médico (se não for algo grave) e voltar de lá carregada de antibióticos, Vale a prevenção e vale mais ainda a saúde.

O que você achou desse artigo? Se gostou compartilhe e ajude outras mamães e papais a se prevenir contras esses problemas tão corriqueiros, e comente aqui sua experiência ou dúvida. Será um prazer bater um papo com você!! 
Compartilhe no Google Plus

Cadastre-se e receba nossos artigos por e-mail!

9 comentários:

  1. Muito bom seu post amiga!
    A lavagem nasal realmente é necessária em qualquer é poca do ano. Eu sempre fiz nas narinas das minhas filhas, mas mesmo assim minha filha do meio teve a bem pouco tempo um probleminha que está sendo tratado. Fiz até um post no meu blog falando do assunto e a minha filha mais velha teve a sinusite. Talvez eu tenha deixado de fazer em algum momento, não sei.
    Depois passa lá no meu blog :)
    Beijinhos!
    http://dulcineiadesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois vou olhar sim amiga!! A lavagem é mt boa em prevenir, mas não nos livra totalmente do problema.

      Excluir
  2. Eu faço lavagem nasal nas minha bebês. A mais nova tem reniti, e melhorou bastante depois das lavagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Deninha, a lavagem nasal é muito boa mesmo!!

      Excluir
  3. Excelente post. Sabe que eu descobri há pouco tempo a lavagem com seringa. Antes aplicava algumas borrifadas e achava que estava bom... quando descobri com seringa que eu vi como melhorou. Resolve tosse, gripe e fazendo a noite, no banho, ajuda a dormir naquelas noites de resfriado!
    Um beijo
    http://www.mamaeaprendiz.com/

    ResponderExcluir
  4. Amiga a médica da minha filha não se cansa de dizer a importância de lavar o nariz com soro, pelo menos 6 vezes ao dia. Mas aqui é sempre um neura, a pequena não suporta! Nem sei mais o que fazer!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa uso muito soro para lavar bem o nariz do meu filho principalmente quando o tempo está seco demais. Ele tem rinite então é super imporante! bjo
    Cibele

    ResponderExcluir
  6. Como é feita essa lavagem? So umas gotinhas de soro ou com a seringa colocando numa narina o sair na outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruana, geralmente eu aplicava metade do conteúdo da seringa não de uma vez, mas introduzindo mais lentamente, Mas quando tinha muita secreção eu ja colocava um pouco mais rápido e acabava saindo pela outra narina, o que levava a secreção para fora logo.

      Excluir